Publicidade

Participante do Caldeirão diz “b de bassoura”, Luciano Huck ri e a web reage

Josikwylkson, participante do Caldeirão, e Luciano Huck
Publicidade

Na edição deste sábado (24) do Caldeirão do Huck, durante o Quem Quer Ser Um Milionário, quadro da atração, o estudante de medicina Josikwylkson se arriscou no game show e teve uma situação que logo repercutiu nas redes sociais.

Ao ser questionado sobre qual receita tinha tomate como ingrediente principal, o rapaz escolheu a alternativa B, que era ketchup. Ao falar com o apresentador, o futuro médico disse “b de bassoura”, o que fez Luciano Huck soltar um discreto riso.

“Por sua consta e risco”, declarou o comunicador. Alguns telespectadores do programa foram na web comentar o momento. “Quem disse a vocês que B de Bassoura está errado? Estudem antes de falar merda”, disparou um internauta.

Continua depois da publicidade

“O participante de nome esquisito de pai aloprado disse ‘b de bassoura’? Seu pai matou seu nome e ele assassinou a língua portuguesa. É vassoura, seu animal. Você está no Brasil e não na Espanha, onde o V tem som de B”, criticou outro.

No dicionário online Michaelis, bassoura consta como uma forma coloquial e antiga de se referir à vassoura. No fim, Josikwylkson saiu do programa com R$ 15 mil.

Veja:

https://twitter.com/alaninhameuamor/status/1165353139693916160

Explicação

Pelo Instagram, Josikwylkson se pronunciou sobre a polêmica. “Existe um fenômeno linguístico chamado betacismo, que consiste na troca da letra v, quando você vai pronunciar, pela letra b. Isso é bastante comum nas línguas ibéricas”, afirmou.

“Aqui no Nordeste nós temos uma herança ibérica muito forte, os mais antigos costumam trocar. O que eu tentei fazer foi uma homenagem ao Nordeste, principalmente aos mais antigos e principalmente para as pessoas do interior falando ‘b de bassoura’”, concluiu.

Assista:

View this post on Instagram

Explicando o "B de Bassoura"

A post shared by Josikwylkson Costa Brito (@josikwylkson) on

Publicidade
© 2020 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade