Polêmica

Participante do Caldeirão diz “b de bassoura”, Luciano Huck ri e a web reage

Publicado em 24/08/2019

Na edição deste sábado (24) do Caldeirão do Huck, durante o Quem Quer Ser Um Milionário, quadro da atração, o estudante de medicina Josikwylkson se arriscou no game show e teve uma situação que logo repercutiu nas redes sociais.

Ao ser questionado sobre qual receita tinha tomate como ingrediente principal, o rapaz escolheu a alternativa B, que era ketchup. Ao falar com o apresentador, o futuro médico disse “b de bassoura”, o que fez Luciano Huck soltar um discreto riso.

“Por sua consta e risco”, declarou o comunicador. Alguns telespectadores do programa foram na web comentar o momento. “Quem disse a vocês que B de Bassoura está errado? Estudem antes de falar merda”, disparou um internauta.

“O participante de nome esquisito de pai aloprado disse ‘b de bassoura’? Seu pai matou seu nome e ele assassinou a língua portuguesa. É vassoura, seu animal. Você está no Brasil e não na Espanha, onde o V tem som de B”, criticou outro.

No dicionário online Michaelis, bassoura consta como uma forma coloquial e antiga de se referir à vassoura. No fim, Josikwylkson saiu do programa com R$ 15 mil.

Veja:

https://twitter.com/alaninhameuamor/status/1165353139693916160

Explicação

Pelo Instagram, Josikwylkson se pronunciou sobre a polêmica. “Existe um fenômeno linguístico chamado betacismo, que consiste na troca da letra v, quando você vai pronunciar, pela letra b. Isso é bastante comum nas línguas ibéricas”, afirmou.

“Aqui no Nordeste nós temos uma herança ibérica muito forte, os mais antigos costumam trocar. O que eu tentei fazer foi uma homenagem ao Nordeste, principalmente aos mais antigos e principalmente para as pessoas do interior falando ‘b de bassoura’”, concluiu.

Assista:

View this post on Instagram

Explicando o "B de Bassoura"

A post shared by Josikwylkson Costa Brito (@josikwylkson) on

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade