Day Mesquita fala de novos projetos e faz balanço de passagem pela Record TV: “Sou só gratidão”

Atriz relembrou personagens emblemáticos

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Day Mesquita é considerada uma das atrizes mais promissores da dramaturgia brasileira. Recentemente, ela deixou a Record TV logo após viver a personagem Poderosa, protagonista da novela Amor Sem Igual. Com o papel, conquistou o título de Melhor Atriz pelo Prêmio Contigo 2020.

Em conversa exclusiva com o Observatório da TV, a artista fez um balanço de sua carreira, adiantou planos para o futuro e falou sobre personagens emblemáticos. Confira:

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em alguns momentos de sua carreira, como no Teen Power, você se aventurou como apresentadora. Há algum projeto neste sentido?

Como apresentadora não, mas não é algo que eu descarto. Esse projeto foi minha primeira experiência na televisão, antes mesmo de ter feito um trabalho audiovisual como atriz, e foi muito enriquecedor. Eu era muito novinha e estava começando na carreira e foi um grande aprendizado, era tudo muito novo para mim, o dia a dia de entrevistas, de gravações… tínhamos um roteiro que nos guiava no caminho a ser seguido, mas muito acontecia no improviso do momento das entrevistas e do comando do programa, e isso também me fez crescer e aprender muito. Depois disso, os trabalhos como atriz foram tomando a maior parte da minha carreira, que era meu maior objetivo mesmo, mas vez ou outra surge um trabalho mais pontual que faz eu me aventurar novamente como apresentadora. Sou atriz e minha maior paixão é estudar e viver personagens diferentes a cada trabalho, mas também me divirto muito como apresentadora e sendo algum projeto com o qual eu me identifique, seria algo a se pensar.

Você acredita que de alguma forma as mudanças provocadas pela pandemia terão consequências definitivas na forma de fazer novelas?

Acho difícil ainda nesse momento avaliar mudanças definitivas para o futuro, visto que estamos passando por momentos de muitas incertezas. Acredito que isso dependerá muito do curso que a pandemia e o vírus tomarão, ele se tornará endêmico? O desejo é que as coisas se normalizem, mas não sabemos até que ponto isso será possível.

Há previsão de retorno à televisão?

Tenho alguns projetos em vista, mas por enquanto ainda não posso adiantar! Espero já em breve dividir ótimas novidades!

Como você avalia sua saída da Record TV logo após viver uma protagonista?

A emissora sempre apostou em mim, e me deu, por exemplo, minha Maria Madalena, personagem com mil camadas que me desafiou. No ano passado veio a minha Poderosa, protagonista de uma trama contemporânea que era o oposto de tudo que vivi em trabalhos anteriores. Criei uma maturidade como atriz que não tem preço e fui imensamente feliz! Foram dois anos de contrato ininterruptos, além de outros trabalhos que também fiz lá antes disso. Fiz muitos amigos e tenho um carinho enorme por muitas pessoas que lá conheci, não só do elenco, mas também da produção, direção, caracterização… A avaliação do período na emissora é muito positiva! Sou só gratidão por todos os trabalhos que lá fiz!

Recentemente foi divulgado que você aproveitou a quarentena para iniciar um curso de interpretação, assim como de idiomas. Há planos de carreira internacional?

Hoje mais do que em qualquer outro momento vemos atores do mundo inteiro fazendo produções estrangeiras e creio que a tendência é que o mercado se expanda cada vez mais. É notório que o mercado de streaming para latinoamericanos tem se aberto e também por isso tenho feito cerca de 14 horas de aulas de línguas por semana. Quando terminei de gravar a novela voltei para os meus estudos e continuei um intercâmbio que havia começado em Los Angeles em 2019. Dessa vez pude, atipicamente, retomar on-line devido a tudo que estamos vivendo, e as aulas de espanhol comecei no final do ano passado, no mesmo período em que retomei o inglês. Não é de hoje que eu queria conquistar segurança maior em duas línguas tão importantes no mercado internacional. 

Tenho a vontade de contar histórias que eu acredite, trabalhar com diferentes abordagens, culturas, e atuar em outro idioma certamente também seria um desafio interessante. Além de tudo isso, vejo de forma positiva os perfis de personagens para latino americanos se ampliando muito e como nunca antes, saindo de qualquer estereótipo e ganhando possibilidades. É incrível que o mercado venha nos reconhecendo em outros lugares do mundo com a pluralidade que temos de fato.

Atriz Day mesquita (Foto: Adri Lima)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio