Giovanna Antonelli comenta os memes de sua personagem em Segundo Sol: “Genialidade que não acaba mais”

Publicado em 07/06/2018

Giovanna Antonelli dá vida à protagonista Luzia em Segundo Sol. Escondendo-se sob o nome de Ariella, a personagem que ganha a vida como DJ de sucesso, sonha em reunir sua família, reconquistar a confiança de seus filhos, e ter sua segunda chance na vida. Em conversa com o Observatório da Televisão durante um evento da trama nos Estúdios Globo na tarde desta quinta-feira (07), a atriz falou de sua ligação com a música para compor a personagem, do embate entre Luzia e Karola (Deborah Secco) que irá ao ar em breve, e sobre os memes da trama que têm dominado as redes sociais. Confira abaixo o bate papo completo:

Leia também: Apesar da baixa repercussão, Batalha dos Confeiteiros merece atenção

Como está sendo a repercussão de Segundo Sol?

“Está uma delícia. Tudo que nos propusemos a fazer nesse clima gostoso da Bahia, de cor, de luz, nós conseguimos levar para o ar. O público sente a nossa boa vibração até nos bastidores. ”

Como está sendo para você fazer essas duas mulheres que são uma só, Luzia e Ariella?

“Foi um super desafio fazer a Luzia na primeira fase, e dar credibilidade àquela mulher do interior, daquele lugar distante de tudo. E depois de 18 anos morando na Europa, ela não voltou impune, se transformou realmente em outra pessoa, o que foi construção detalhista para nós da equipe, e para mim como atriz foi bom demais. ”

E tem também a história dela se reencontrar com os filhos, que ela precisou deixar…

“A personagem exala muito amor. Ela também tem busca, desespero, dor e tem pinceladas de todos os sentimentos e emoções. O pano de fundo da história é justamente esse reencontro dela com os filhos e o João Emanuel Carneiro tem acertado muito na mão em relação a construção das cenas que temos feito porque elas vêm com muita poesia, muita dor, mas também muita beleza. ”

Como atriz você acha que vai ter um fechamento legal dessa trama, porque ela tem esperança que os filhos irão aceita-la. O que você imagina?

“Eu não imagino porque temos mais de 100 capítulos pela frente, ou seja, muita água vai rolar. Vou lendo bloco a bloco, me divertindo e pirando. ”

Nesse meio tempo vai acontecer o reencontro de Luzia e Beto. Pode nos adiantar como vai ser isso?

“Tem muito amor, dor, paixão, alegria e tristeza nesse reencontro. Existe neles uma retrospectiva do que aconteceu há 18 anos e ao mesmo tempo parece que aquela chama não se apagou. São duas pessoas que são apaixonadas ainda, e não estão acreditando ainda que conseguiram se reencontrar, mas como nada vem fácil na nossa vida, quando a gente acha que vai dar tudo certo, acontece algo ruim. “

Como você se preparou para fazer uma DJ, e qual sua ligação com a música?

Acredito muito na experiência sensorial. A música marcou todas as fases da minha vida desde a infância até a maturidade. Cada década tem a playlist mais adequada para o que vivi. A música nos faz voltar ao passado, nos faz relembrar cheiros, cores, verões, invernos. A música eletrônica é uma coisa nova para mim, passei a conhecer para a personagem e acho que encaixa muito bem no perfil daquela mulher que viveu 18 anos na Islândia, porque todo aquele mood, a faz desligar de tudo o que ela viveu no interior. Ela sai de um lugar em que ela cantava no bar do amigo com um violãozinho, e passa por uma desconstrução bacana, que tem muito a ver com Luzia e Ariella. ”

E o que você achou dessa mudança de visual da personagem?

Eu adorei. Quando o cabelo está pronto então, melhor ainda. ”

A Luzia não perdeu o sotaque baiano. Para você esse sotaque aparece com naturalidade?

“Eu sou apaixonada pelo sotaque da Bahia. Já tinha vivido esse universo em Tocaia Grande, novela que fiz na TV Manchete, e tivemos uma imersão muito grande, inclusive conheci o Jorge Amado na ocasião, uma experiência que creio que será inesquecível para todo o elenco que viveu aquilo. Eu viajo muito e todo baiano que eu encontrava ao redor do mundo, me chamava a atenção justamente o fato de eles não perderem o sotaque, e decidi que minha personagem seria assim. Quando você está morando fora, e volta, todas as suas raízes também começam a voltar. ”

E tem alguma gíria que você levou para a vida?

Outro dia eu estava em casa e pedi ao meu marido ‘Pegue para mim’, com sotaque, e ele disse ‘Nossa, você é uma baiana agora’ (risos). Sai sem querer. ”

Curioso também que a Luzia não é vingativa…

“Ela não é. Todo mundo achou que o João Emanuel fosse escrever uma vingança, mas pelo contrário. A base da história da Luzia é no amor, e ela não vive para se vingar e sim para reconstruir. Essa mensagem é muito linda, traz uma carga dramática para a gente cheia de poesia. ”

Ela não é sofredora também, não é?

Não. Ela é uma guerreira, uma supermulher, que foi obrigada a fugir da cadeia, numa falta de sorte imensa, mas por total instinto de sobrevivência. Depois de ter fugido, ela volta, mas toda partida ao meio, e para ganhar força e segurança de novo deve ser difícil. ”

Você sabe que vai rolar um embate com a Karola, não é?

Vamos ter sim e já gravamos. Foi maravilhoso! Deborah (Secco) e eu adoramos fazer essas cenas. Nas cenas que gravamos ontem, usamos dublês, mas normalmente fazemos nós mesmas. Nessa sequência comemos areia, foi uma loucura (risos). Tinha areia em todos os orifícios ontem (risos). ”

E no capítulo de ontem foi ao ar a cena em que ela descobre que a Karola é a mãe do Valentim.

“Ela fica bem assustada porque pela primeira vez vão começar a cair todas as fichas de perguntas na cabeça dela. Ela pensa: ‘Se ele é filho do Beto Falcão, cadê o filho de Karola com Miguel?’, e ela fica com a cabeça fervendo com mil hipóteses. ”

A novela tem uma presença muito marcante na internet, sua personagem é sempre muito falada, e fazem muitos memes com ela…

“Eu amo as montagens que eles fazem, são as mais geniais do mundo. Quando consigo assistir à novela acompanhando no Twitter, fico só repostando os memes, porque é genialidade que não acaba mais. A rede social hoje tem uma voz tão grande. Outro dia fiz uma cena com o Caco Ciocler, que no final da cena combinamos de fazer um olhar de ‘clima’, mas era de brincadeira, e quando a cena foi ao ar, o povo catou isso. Não é spoiler, mas não vai acontecer nada entre os dois (risos). Caco e eu não trabalhávamos juntos desde o filme Avassaladoras. ”

Quem te acompanha nas redes sociais sabe que você está sempre fazendo mil coisas ao mesmo tempo. Como você administra seu tempo?

Eu só penso em férias agora. Quando a novela acabar, quero desligar o telefone e não fazer mais nada por 1 mês, porque estou no momento pressão máxima. Gravando novela, obras em casa, filho para levar na escola, para levar na festa junina, para ajudar a fazer o dever, e está puxado, mas é um tesão de fazer, viver e construir isso tudo. Daqui a pouco é o momento para dar aquela relaxada. Já estou sonhando com aquela vidinha de Luzia.”

A Luzia conheceu o Ícaro, filho dela, e se aproximou dele. Em breve ele vai desconfiar que aquela mulher é a mãe dele. Como está sendo isso?

Estou achando muito legal as três construções diferentes que o João está dando para Valentim (Danilo Mesquita), Ícaro (Chay Suede) e Manu (Luisa Arraes) porque ela chegou em cada filho de forma diferente. Ícaro tem essa dor maior porque ele é um bichinho muito mais ferido e homem, que acaba sendo mais reativo que mulher. Vai ser bem duro para ela, e ela chegará a se questionar se a forma que ela encontrou para abordar os filhos é correta ou não. Ao mesmo tempo, isso é tão humano. Você quer ajudar, mas vai por um caminho e pensa: ‘será que é dessa forma? ’. Luzia comete erros humanos. As pessoas acabam se identificando com isso. ”

*Entrevista feita pelo jornalista André Romano.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade