Com sólida carreira, Ana Maria Braga é a principal apresentadora da TV brasileira

Publicado há 2 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

É unânime que Hebe Camargo foi o principal nome feminino da televisão brasileira. Pioneira, Hebe se consolidou na televisão graças ao seu jeito popular e espontâneo, com o qual soube se comunicar com o espectador brasileiro como poucos. Pois há alguém que segue da cartilha de Hebe e vem construindo uma carreira tão sólida e vitoriosa quanto: Ana Maria Braga. Apesar de comandar um programa diferente do da saudosa animadora, Ana Maria soube construir e consolidar o seu espaço.

Ana Maria Braga surgiu como apresentadora no final dos anos 1970, na extinta TV Tupi. Porém, ficou 13 anos fora da telinha, retornando apenas em 1993, quando assumiu o comando do Note e Anote, da RecordTV. Ali, Ana Maria chamou a atenção graças ao seu jeito espontâneo e irreverente. Com isso, ganhou em audiência e faturamento. Assim, teve contribuição fundamental no renascimento da Record enquanto canal de TV. Deixou o canal em 1999, rumo à Globo, onde estreou o Mais Você no mesmo ano. Ou seja, em 2018, Ana Maria Braga completa nada menos que 25 anos ininterruptos de programa diário ao vivo.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: Record TV não aprende com erros e espanta público de Jesus

Trata-se de uma marca a ser respeitada. Enquanto a TV brasileira lançou e descartou várias apresentadoras, Ana Maria Braga permaneceu, seguindo seu estilo simples e direto de se comunicar. O formato que a acompanhou evoluiu, passando dos prosaicos quadros de artesanato para reality shows e entrevistas. Mas Ana Maria seguiu a mesma, angariando cada vez mais fãs e admiradores. Assim, a apresentadora se tornou a única mulher a comandar o mesmo programa por 19 anos, apenas na Globo. Não é pouca coisa.

Ana Maria Braga: da turbulência ao sucesso

Como não poderia deixar de ser, o caminho pavimentado por Ana Maria Braga não foi fácil. Sua transição da RecordTV para a Globo foi marcada por tropeços. Tanto que o Mais Você estreou vespertino, mas passou para as manhãs menos de um ano depois. E pela manhã, enfrentou pausas para reformulações. O noticioso Fala Brasil, da Record, e a programação infantil do SBT eram pedras no sapato da loira.

No entanto, ela se manteve firme e em constante renovação. Com isso, conseguiu o improvável: se tornou a cara das manhãs da Globo. Da trinca de programas que forma a grade matinal da emissora, o Mais Você, atualmente, é o de desempenho mais estável. Mérito da apresentadora e de sua competente equipe.

Pois é justamente esta capacidade de se reinventar sem perder sua essência e seu estilo que fez de Ana Maria Braga o que é hoje. Há muitas apresentadoras competentes no ar, sem dúvidas. Mas, pela longevidade de sua atração e pela capacidade de comunicação simples e direta, Ana Maria Braga é, hoje, a principal apresentadora da televisão brasileira.

Leia também: Fernanda Gentil: Globo lança novos apresentadores, enquanto veteranos perdem espaço

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio