Com sólida carreira, Ana Maria Braga é a principal apresentadora da TV brasileira

Publicado em 29/10/2018

É unânime que Hebe Camargo foi o principal nome feminino da televisão brasileira. Pioneira, Hebe se consolidou na televisão graças ao seu jeito popular e espontâneo, com o qual soube se comunicar com o espectador brasileiro como poucos. Pois há alguém que segue da cartilha de Hebe e vem construindo uma carreira tão sólida e vitoriosa quanto: Ana Maria Braga. Apesar de comandar um programa diferente do da saudosa animadora, Ana Maria soube construir e consolidar o seu espaço.

Ana Maria Braga surgiu como apresentadora no final dos anos 1970, na extinta TV Tupi. Porém, ficou 13 anos fora da telinha, retornando apenas em 1993, quando assumiu o comando do Note e Anote, da RecordTV. Ali, Ana Maria chamou a atenção graças ao seu jeito espontâneo e irreverente. Com isso, ganhou em audiência e faturamento. Assim, teve contribuição fundamental no renascimento da Record enquanto canal de TV. Deixou o canal em 1999, rumo à Globo, onde estreou o Mais Você no mesmo ano. Ou seja, em 2018, Ana Maria Braga completa nada menos que 25 anos ininterruptos de programa diário ao vivo.

Leia também: Record TV não aprende com erros e espanta público de Jesus

Trata-se de uma marca a ser respeitada. Enquanto a TV brasileira lançou e descartou várias apresentadoras, Ana Maria Braga permaneceu, seguindo seu estilo simples e direto de se comunicar. O formato que a acompanhou evoluiu, passando dos prosaicos quadros de artesanato para reality shows e entrevistas. Mas Ana Maria seguiu a mesma, angariando cada vez mais fãs e admiradores. Assim, a apresentadora se tornou a única mulher a comandar o mesmo programa por 19 anos, apenas na Globo. Não é pouca coisa.

Ana Maria Braga: da turbulência ao sucesso

Como não poderia deixar de ser, o caminho pavimentado por Ana Maria Braga não foi fácil. Sua transição da RecordTV para a Globo foi marcada por tropeços. Tanto que o Mais Você estreou vespertino, mas passou para as manhãs menos de um ano depois. E pela manhã, enfrentou pausas para reformulações. O noticioso Fala Brasil, da Record, e a programação infantil do SBT eram pedras no sapato da loira.

No entanto, ela se manteve firme e em constante renovação. Com isso, conseguiu o improvável: se tornou a cara das manhãs da Globo. Da trinca de programas que forma a grade matinal da emissora, o Mais Você, atualmente, é o de desempenho mais estável. Mérito da apresentadora e de sua competente equipe.

Pois é justamente esta capacidade de se reinventar sem perder sua essência e seu estilo que fez de Ana Maria Braga o que é hoje. Há muitas apresentadoras competentes no ar, sem dúvidas. Mas, pela longevidade de sua atração e pela capacidade de comunicação simples e direta, Ana Maria Braga é, hoje, a principal apresentadora da televisão brasileira.

Leia também: Fernanda Gentil: Globo lança novos apresentadores, enquanto veteranos perdem espaço

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade