Antítese de O Grande Debate, CNN Tonight precisa fugir da “conversa fiada”

Falta confronto e temperatura à nova aposta da CNN

Publicado há 22 dias
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A advogada Gabriela Prioli conquistou muitos admiradores ao estrear na CNN Brasil como participante do quadro O Grande Debate, exibido no jornal CNN Novo Dia. Seu preparo e sua maneira incisiva de argumentação a fez um grande destaque do controverso quadro, que insiste em permanecer no ar tentando nivelar argumentos (e debatedores) claramente desnivelados.

Pois Prioli deixou o quadro pouco tempo após a estreia, e a emissora lhe prometeu uma nova atração. CNN Tonight, estreia desta semana do canal de notícias, é o prometido novo programa, no qual Gabriela Prioli divide a bancada com Mari Palma e Leandro Karnal.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O formato é simples: uma jornalista, uma advogada e um filósofo tecem comentários sobre o tema do dia. Na estreia desta segunda-feira (13), os apresentadores conversaram sobre “diálogo”, expondo pontos de vista e trazendo informações sobre a importância da conversa em meio a uma sociedade polarizada.

A proposta não é ser um debate diverso, e sim uma proposição de ideias. No entanto, não é possível assistir ao CNN Tonight sem pensar em O Grande Debate. E, enquanto este último peca pelo excesso, com ânimos exaltados sobre temas quase sempre fracos, o novo programa peca pela temperatura morna.

Ao fugir do confronto, CNN Tonight se mostra apenas como uma grande conversa. Uma conversa, claro, muito bem embasada, dado o imenso e inquestionável repertório de Prioli e Karnal. Mesmo assim, ao optar por um tema tão vago quanto o da estreia, o desenrolar do programa não conseguiu fugir da impressão de ser, somente, um desfile de opiniões de almanaque. Algo arriscado para um programa que encosta no fim de noite.

Variedade de programação

No entanto, é louvável a tentativa da CNN Brasil de tentar variar sua programação. O canal de notícias tem uma grade totalmente calcada em telejornais, com hard news da manhã até a noite. A ideia de um talk show no fim da programação é boa, que merece ser amadurecida.

Mas seria mais interessante se o CNN Tonight apostasse em temas com maior poder de confronto. Ou na participação constante de convidados, para que a conversa ganhe em pluralidade. Falta temperatura à atração.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais