Exclusivo

Suposta demissão de Rodrigo Bocardi assusta colegas; Globo desmente boato, mas prepara cortes em SP

Âncora do Bom Dia SP foi citado em rumor após emissora dispensar jornalistas no Rio de Janeiro

Publicado em 04/04/2023

Em meio ao corte de jornalistas no Rio de Janeiro, funcionários da Globo em São Paulo se assustaram com uma suposta demissão de Rodrigo Bocardi, titular do Bom Dia SP. A coluna recebeu a informação e procurou a emissora, que desmentiu o boato. Entretanto, outros repórteres correm risco de perder o emprego nas próximas semanas.

O rumor sobre Bocardi surgiu na tarde desta terça-feira (4), enquanto a Globo dispensava profissionais do jornalismo no Rio. Flávia Januzzi, Eduardo Tchao, Mônica Sanches e Marcelo Canellas, todos com altos salários, estariam entre os demitidos. Helio Alvarez, chefe dos cinegrafistas com quase 40 anos de casa, também teria sido vítima do corte.

Imediatamente, a fofoca correu pela redação da capital paulista. Rodrigo Bocardi encabeçaria a lista de dispensas em São Paulo. Parte da equipe já esperou o e-mail de despedida de Ali Kamel (diretor-geral de jornalismo da Globo), disparado para todos os funcionários para comunicar a saída de funcionários de destaque.

Bocardi mereceria esta última homenagem do chefe. Na Globo desde 1999, foi correspondente em Nova York durante quatro anos e, desde 2013, comanda o Bom Dia SP, líder de audiência nas manhãs da TV. Ele também integra o rodízio de apresentadores do Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, que ancorou esta semana no lugar de Renata Lo Prete.

O boato ganhou contornos de verdade quando Bocardi apareceu na redação de jornalismo nesta tarde, em plena folga. A coluna, então, entrou em contato com o departamento de comunicação da Globo e perguntou se o âncora do Bom Dia SP e outros profissionais seriam dispensados pelo canal.

“Sobre Bocardi, não procede”, escreveu a assessoria de imprensa da emissora. A coluna apurou que o jornalista voltará ao telejornal local nesta quarta-feira, com sua substituta, Sabina Simonato, no trânsito e na previsão do tempo. A resposta parcial da Globo, no entanto, sugere que a segunda parte do rumor envolvendo futuras demissões procede.

Depois de passar o facão em veteranos no Rio, a Globo prepara cortes em São Paulo. Os alvos principais são repórteres com mais de 20 anos de casa, com os melhores salários da redação. Graziela Azevedo, César Galvão, Ananda Apple, Valmir Salaro, Zelda Mello ou Walace Lara podem ficar desempregados.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade