Luto

Selinho histórico: Como atitude de Rita Lee mudou para sempre carreira de Hebe Camargo

Lenda da música brasileira morreu na última segunda-feira, aos 75 anos

Publicado em 09/05/2023

Hebe Camargo e Rita Lee foram melhores amigas durante décadas. Mesmo tão diferentes uma da outra, compartilhavam um carinho mútuo em suas aparições públicas, como nas dezenas de visitas da cantora, que nos deixou na última segunda-feira (8), ao programa semanal da apresentadora. Em 4 de agosto de 1997, ocorreu a participação mais icônica, e que marcaria para sempre a lenda da TV brasileira.

Vestida em traje de gala, Hebe abriu sua atração no SBT cantando com o grupo Três do Rio, quando Rita Lee, com cartola e jaqueta de couro, apareceu de surpresa do palco e foi ovacionada pela plateia. As amigas se abraçaram e dançaram juntas. Depois, trocaram declarações de amor.

“Você já contou para os seus telespectadores? Não contou para o Lélio? Eu contei para o Roberto. Olha, é o seguinte: Eu vou me casar com Hebe Camargo! Você não contou nem para Angela Ro Ro nem para Cássia Eller?”, brincou Rita, citando cantoras homossexuais.

“Não contei. A coisa estava mal parada, disse: ‘É melhor nem falar no assunto'”, respondeu a loira, até ser interrompida por um beijaço da cantora. Ela agarrou Hebe e tascou o selinho mais importante da carreira da apresentadora.

Envergonhada, mas com carinha de quem gostou demais, Hebe tirou sarro da ousadia da amiga: “Você sabe que o meu namoro com o Lélio começou assim: ele me deu um beijo e eu gostei”. Rita emendou: “É assim mesmo, tem que mudar as praias de vez em quando”. E Hebe concordou: “Tem que mudar, a coisa está muito monótona”.

O beijo de dois segundos tornou-se um dos momentos mais importantes da televisão. Primeiramente, porque envolveu duas das nossas rainhas (a da TV e a do rock, embora Rita detestasse o rótulo). Também pela manifestação pública em defesa da comunidade LGBTQIAP+ antes do avanço das pautas identitárias. Em terceiro lugar, por mudar definitivamente a trajetória profissional de Hebe.

O selinho de Rita Lee em 4 de agosto de 1997 foi o primeiro de centenas de beijos que Hebe Camargo passou a distribuir em seus convidados durante 15 anos, até sua morte, em 29 de setembro de 2012. Pelé, Silvio Santos, Roberto Carlos, Gugu Liberato, Faustão, Neymar, Jude Law, will.i.am, Ana Maria Braga, Eliana, Sabrina Sato, Adriane Galisteu. Qualquer pessoa, pública ou não, que se aproximava da apresentadora a cumprimentava com um beijo.

Rita Lee transformou o selinho em marca registrada de Hebe Camargo. A partir desta terça-feira, as duas devem ter se encontrado no plano superior com muitos beijos, abraços e declarações de amor. Abaixo, assista ao programa do primeiro selinho de Hebe, dado por Rita:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade