Pegou ar

SBT irrita rival do Fortaleza em chamada da final da Copa Sul-Americana e sofre boicote

Ceará anuncia proibição da TV Jangadeiro, afiliada da rede de Silvio Santos, após provocação em comercial

Publicado em 20/10/2023

A ótima chamada do SBT para divulgar a decisão da Copa Sul-Americana, no próximo sábado (28), se transformou em dor de cabeça. Inspirada na literatura de cordel, a emissora exaltou o Fortaleza, representante brasileiro da final contra a LDU (PER), mas incomodou seu rival no estado, o Ceará.

“Começou em Fortaleza, no estado do Ceará, mas esse nome… hum… é melhor evitar. Afinal, lá não tem adversário para mim, e na América do Sul fui me aventurar, enfim”, diz o cordel narrado por uma voz com sotaque nordestino.

A referência negativa ao Ceará irritou o clube, que em suas redes sociais exigiu respeito da TV Jangadeiro, afiliada do SBT no estado, e proibiu o canal de entrar em sua sede.

“O Ceará S.C repudia a forma como foi mencionado pelo Sistema Jangadeiro na chamada para o jogo do time rival. O clube entende que não cabe a um veículo de comunicação comparações que exaltem um em detrimento do outro, por respeito à própria instituição e aos seus milhões de torcedores”, publicou no Twitter.

“O Ceará S.C reconhece e apoia o importante trabalho da imprensa, desde que preservados o respeito, a isonomia e a imparcialidade. O Alvinegro agradece pelos serviços prestados pelo Sistema Jangadeiro, mas, por ora, abre mão da cobertura esportiva desta emissora, inclusive nas dependências da nossa instituição”, complementou.

Torcedores consideraram o repúdio exagerado, já que o próprio Ceará chama a cidade de Fortaleza de “capital do Ceará”, justamente para não citar o nome do time rival.

O Sistema Jangaleiro de Comunicação, em nota divulgada nas redes sociais, atribui o comercial ao departamento de chamadas do SBT, em São Paulo, e também pede respeito ao clube cearense, que teve seu título da Copa do Nordeste, em abril, transmitido pelo canal.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.