Contém spoilers

Rensga Hits “previu” fim de Simone & Simaria? Saiba coincidências entre série da Globo e dupla

Passado de Helena e Marlene se assemelha ao das Coleguinhas, que se separaram na última semana

Publicado em 22/08/2022

A separação de Simone & Simaria, na última quinta-feira (18), pegou pouca gente de surpresa. A rixa das irmãs exposta (e inflamada) pela mídia provocou um clima insustentável para a sequência do trabalho, em meio à divulgação do recém-lançado Bar das Coleguinhas 2. O que surpreendeu a coluna foi a incrível semelhança entre esta história e uma trama de Rensga Hits! revelada somente no último episódio da primeira temporada, publicado no Globoplay horas antes do anúncio do fim da dupla.

Se você, leitor, ainda não assistiu ao desfecho da série global, não leia os próximos parágrafos porque estão cheios de spoilers. A comparação, aliás, não é entre as Coleguinhas e as irmãs Raíssa Medeiros (Alice Wegmann) e Gláucia Figueira (Lorena Comparato), pivôs da briga pelo hit Desatola Bandida, que descobriram o parentesco na primeira leva de episódios. A montagem que ilustra este texto, inclusive, “entrega” as personagens desta análise: Helena Maravilha (Fabiana Karla) e Marlene (Deborah Secco).

Helena e Marlene rivalizam desde o primeiro episódio da série do Globoplay. Donas de escritórios de composição, agenciam as carreiras dos principais artistas sertanejos do Brasil e já “roubaram” cantores uma da outra. Gláucia Figueira, por exemplo, migrou da Rensga Hits, de Marlene, para a Joia Maravilha Records, de Helena. Thamyres (Jeniffer Dias), após se sentir discriminada por receber de Helena 30% menos do que o irmão, Theo (Sidney Santiago), separou-se do gêmeo e iniciou carreira solo com Marlene.

Percebeu que o não faltam tretas entre irmãos em Rensga Hits!? Pois a história que se assemelha à de Simone & Simaria não envolve irmãs (até onde se sabe, porque não foi mostrado na primeira temporada). A briga entre Helena e Marlene, que até o penúltimo episódio parecia ser apenas motivada por negócios, ganhou contornos íntimos no final da trama. O público foi apresentado a uma relação antiga das duas empresárias, que 20 anos antes cantaram juntas em uma dupla sertaneja.

No final da primeira temporada, Helena discutiu com Marlene após a Justiça proibir a execução de Desatola Bandida, atrapalhando o show de Gláucia. De repente, a dona do Rensga Hits! resgatou uma história envolvendo as duas na Festa de Peão de Barretos (SP), em 2001. “Foi por sua causa que a gente perdeu aquele palco”, acusou a empresária.

Helena se defendeu devolvendo a acusação da ex-parceira: “Você que não quis cantar!”. Marlene retrucou: “Por conta da sua decisão! A gente podia ter tido tudo e você jogou tudo fora! Eu já superei, agora você tem que superar também!”.

A série, então, passa a mostrar a continuação do bate-boca entre Gláucia e Raíssa e, minutos, depois, retoma a trama das empresárias com uma forte declaração de Marlene para Helena: “Eu era as Goianiras! Eu!”. As Goianiras era o nome da dupla formada por Helena e Marlene nos anos 90, segundo a ficção. Uma foto das duas chega a aparecer no capítulo.

As Goianiras, dupla formada por Marlene e Helena em Rensga Hits!
As Goianiras dupla formada por Marlene e Helena em Rensga Hits

“Se enxerga, Marlene! ninguém lembrava que você existia, você era a segunda voz!”, desdenhou a dona da Joia Maravilha. “Mas eu era a compositora, eu que escrevia as músicas, eu que produzia o show”, rebateu a rival. “E eu cantava, era a minha voz que o público esperava no palco, gritava ‘Helena! Helena!'”, falou Helena. “Você nem queria ser as Goianiras”, acusou novamente Helena.

Por este trecho, é possível associar As Goianiras às Coleguinhas. A carreira das duas duplas são praticamente idênticas. Simone era como Helena e apenas cantava, enquanto Simaria, com história similar à de Marlene, ficava responsável por toda a produção: compunha (alguns dos maiores sucessos da dupla foram assinados por ela), finalizava os álbuns e planejava o cenário dos shows.

Simone e Simaria, contudo, sempre levaram numa boa a divisão das tarefas. Uma contribuía com sua voz potente e a outra cuidava de todos os bastidores. A ótima relação profissional ficou explícita na apresentação do álbum Aperte o Play, em 2019, quando Simaria anuncia uma música composta por ela e Simone brinca que é mais uma sem sua autoria.

“Eu sou amiga dos compositores e a gente compõe junto. A Simone nunca está junto e fica difícil!”, brincou Simaria. “Ela não me chama para repartir o dinheiro”, cutucou Simone. “Não posso repartir o dinheiro de uma coisa que eu criei, né, gente? Aí é sacanagem”, alfinetou Simaria. A irmã provocou: “Sacanagem é não me chamar”.

Tudo isso foi em tom de brincadeira, mas a relação entre Simone e Simaria azedou durante a divulgação do Bar das Coleguinhas 2, gravado em 2020 e paralisado em função da pandemia de coronavírus. Prestes a iniciar uma megaturnê pelo Brasil, a dupla foi prejudicada por assuntos particulares, como o divórcio de Simaria. Ela decidiu se afastar dos palcos, ao mesmo tempo em que rumores e notícias falsas inundaram as redes sociais e a imprensa.

Será que o futuro de Simone e Simaria é como empresárias concorrentes, como Helena e Marlene? A segunda temporada de Rensga Hits! deve explorar o passado das Goianiras, com mais semelhanças ou (diferenças) em relação às irmãs baianas. A coluna torce pela reconciliação das Coleguinhas da mesma forma que ocorreu com Raíssa Medeiros e Gláucia Figueira.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade