"Kaldeirão" vem aí?

Opinião: E se a Globo testasse Rafa Kalimann no Caldeirão sem Luciano Huck?

Vice-campeã do BBB 20 passou no teste com Casa Kalimann e merece estrear como apresentadora na TV

Publicado em 22/07/2021

A Globo anunciou nesta quinta-feira (22) uma série de mudanças na programação decorrentes da demissão de Fausto Silva após 32 anos. Nas próximas semanas, migrará Luciano Huck para o Domingão e lançará um novo Caldeirão sem seu titular durante duas décadas. O comunicado, porém, deixa em aberto quem comandará o carro-chefe dos sábados no lugar do ex-presidenciável. Esta coluna quer ajudar a emissora nesta “escolha muito difícil” e sugere o apresentador ideal. Ou melhor, apresentadora: Rafa Kalimann.

Só de pensar na possibilidade de a ex-BBB 20 assumir os sábados da Globo, já é possível imaginá-la gritando: “Bem-vindos ao Kaldeirão [sim, com K!] da Kalimann!”, como ela costuma anunciar os episódios de Casa Kalimann. Para o bem ou para o mal, o talk show de Rafa é um dos produtos do Globoplay mais comentados nas redes sociais. Entre críticas e elogios, o primeiro teste da vice-campeã do Big Brother Brasil como apresentadora pode ser considerado bem-sucedido pela emissora.

A coluna esclarece que esta sugestão não tem como objetivo ameaçar o telespectador com a presença de Rafa Kalimann na TV, e sim expor os motivos pelos quais ela poderia servir para a transição na grade global. Sim, transição. A rede anunciou que o novo apresentador estreará em 4 de setembro e ocupará o Caldeirão pelo menos até o fim do ano. Ou seja, a ex-sister apareceria na programação já esquecida dos sábados durante apenas três meses.

Como a Globo insiste em transformar Rafa em apresentadora, o melhor dia para experimentá-la em outros quadros e formatos é o sábado. Foi assim que o canal deu uma nova chance a Fernanda Gentil e salvou o Se Joga do fracasso após a péssima temporada de estreia como substituto do Vídeo Show. O programa chegará ao fim em 28 de agosto para que a jornalista possa se dedicar a um novo game show previsto para ir ao ar aos domingos, antes do futebol, a partir de outubro.

Com audiência garantida aos sábados, a Globo poderá blindar Rafa Kalimann das inevitáveis críticas que surgirão pelo seu fraco desempenho à frente das câmeras. Imbatível nas lentes de seu celular como influenciadora digital, a ex-BBB parece ainda não se sentir confortável no programa em que, ironicamente, deveria deixá-la tão à vontade quanto sua própria casa (a coluna, inclusive, pediu dicas a uma apresentadora que também foi alvo de críticas: Suélem Cury, a Fadinha do Brasil).

Outro ponto positivo para lançar o “Kaldeirão” está nos bastidores. Adriano Ricco, supervisor artístico da Globo, dirigiu Casa Kalimann e também o Caldeirão. Familiarizado com os dois programas e defensor do talento da ex-BBB, o marido de Eliana conseguirá entregar uma atração com a cara de Rafa. Quadros do talk show do Globoplay poderiam ser reciclados e melhorados para a TV, como o duelo de dança Sem Talento, o humorístico Culinária do Avesso e o quiz Suave na Nave.

Claro que a justificativa irrefutável está no fim deste artigo. O fator principal para esta coluna sugerir Rafa Kalimann no Caldeirão é impedir que André Marques seja chamado para substituir Luciano Huck. O eterno Mocotó de Malhação (quem lembrar é “cringe” e quem souber o que é “cringe” também é “cringe”) precisa urgentemente de um descanso de imagem após a trágica experiência do No Limite em que não empolgou e permaneceu sob as sombras de Marcos Mion, preferido do público para o reality.

Se Rafa Kalimann conseguir ser escolhida em vez de André Marques, possivelmente será “descancelada” nas redes sociais e aclamada pelo público por evitar um “mal maior”. Basta a Globo querer.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade