Panos quentes

Lula aparece em A Praça É Nossa após ser criticado por Carlos Alberto de Nóbrega

Comediante do SBT detonou chefe do Executivo por falta de diploma, mas se retratou

Publicado em 24/08/2023

A Praça É Nossa desta quinta-feira (24) receberá um convidado inusitado: Luiz Inácio Lula da Silva. Em edição comemorativa pelos 42 anos do SBT, o humorístico reprisará quadros históricos, incluindo a participação do atual presidente da República em 1989, quando disputou o cargo com Fernando Collor.

No programa, o então candidato do PT foi sabatinado pelo Nobre Colega, interpretado por Borges de Barros (1920-2007). O personagem entrevistou outros presidenciáveis da época, como Collor, Paulo Maluf, Guilherme Afif e Mário Covas.

A edição especial da Praça também aproveita o período de recuperação de Carlos Alberto de Nóbrega, que contraiu Covid-19 e precisou cancelar as últimas gravações.

A escolha pela participação de Lula sinaliza uma tentativa de reaproximação com o presidente após a crítica de Carlos Alberto no programa Roda Viva, da Cultura, em julho: “Um homem que não tem um curso ginasial, universitário, contábil, qualquer coisa que seja, ser presidente da República? Por isso que o país está desse jeito”.

A fala repercutiu negativamente, e o próprio presidente reagiu em sua rede social: “Quando xingarem que o Brasil é um país atrasado, saibam que alguém quis que o país fosse assim. Quando eu e o Zé [José] Alencar tomamos posse, nós não tínhamos diploma, mas tínhamos a consciência de que nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação”.

Carlos Alberto de Nóbrega precisou se retratar e, à jornalista Cristina Padiglione, admitiu ter feito uma declaração “infeliz”. A lembrança da passagem de Lula pela Praça pode colocar panos quentes na polêmica.

Além de Lula, A Praça É Nossa reexibirá Vera Verão (Jorge Lafond) ao lado de Zoinho (Marcelo Médici) e Azeitona (Buiú), Tiririca, Jeca Gay (Moacyr Franco), Dercy Gonçalves, Jô Soares, Zé Bonitinho (Jorge Loredo) com Zé do Caixão, Alexandre Porpetone com Hebe Camargo, Canarinho com Ratinho, Golias com Agnaldo Rayol e Buiú com Pelé.

Do baú da Praça, também foram resgatados Dona Vamércia (Maria Teresa) com Eliana, Velha Surda (Roni Rios) com Angélica, Patrulha Maluca com Celso Portiolli, Tarada (Scheila Carvalho) com Gugu Liberato, Faltam Horas com Maurício Manfrini e Marília Gabi (Rapha Vélez) com Iris Abravanel.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade