Exclusivo

Extinta em 2013, velha MTV Brasil completa 33 anos e “renasce” com fãs e acervo original

Páginas nas redes sociais botam emissora para funcionar com material oficial da editora Abril

Publicado em 20/10/2023

Nesta sexta-feira (20), a clássica MTV Brasil completa 33 anos de sua estreia, e seus telespectadores finalmente têm motivos para comemorar. Pela primeira vez desde o fim das transmissões, em setembro de 2013, aos fãs podem colocar as mãos no acervo original, guardado pela editora Abril, responsável pela emissora durante duas décadas.

Para alívio do público nostálgico, todo o conteúdo está em perfeitas condições e em processo de digitalização. Parte do material começou a ser compartilhado neste mês por três fãs-clubes da antiga MTV: A MTV Brasil Que Deu Certo, Disk MTV e MTV Brasil Memórias. Nas redes sociais, já foram divulgados trechos das edições do VMB (Video Music Brasil) em 1995, 1999, 2003 e 2004, com o icônico “piti” de Caetano Veloso. Assista abaixo:

A relação dos fãs com a Abril começou três anos após Caio Pinheiro, administrador da página A MTV Brasil Que Deu Certo, ter lançado uma petição defendendo a digitalização do acervo da emissora. À coluna, ele comenta a aproximação da editora.

“A Abril entrou em contato por mensagem direta. Ficamos com medo de que pudesse ser um perfil falso ou que quisessem derrubar nossa conta por direito autoral. A conversa se estendeu por alguns meses até chegarmos onde estamos hoje”, afirma Caio, que chamou os donos de dois fãs-clubes para atuarem na parceria com a do material.

“Eles conheciam nossos perfis e nossa petição, mas não sabíamos o que eles achavam. Tínhamos noção de que o acervo estava bem cuidado, apesar das especulações de que as fitas estavam se perdendo”, conta Felipe Arcelino, MTV Brasil Memórias.

“Recebemos os materiais por demanda. A grande maioria das fitas não está digitalizada. O que não está pronto a gente solicita”, explica Leandro Marino, da página Disk MTV. Os três fãs chegam a bancar do próprio bolso a digitalização de arquivos originais. Fitas caseiras, em contrapartida, estão sendo resgatadas por uma vaquinha virtual.

Sarah Oliveira com os fãs Leandro Marino e Caio Pinheiro na entrada do prédio da antiga MTV Brasil; à direita, Felipe Arcelino
Sarah Oliveira com os fãs Leandro Marino e Caio Pinheiro na entrada do prédio da antiga MTV Brasil; à direita, Felipe Arcelino

MTV Brasil está mais viva do que nunca

A nostalgia também pegou os VJs. Recentemente, Marcos Mion convidou ex-colegas da MTV Brasil para o Tem ou Não Tem, quadro do Caldeirão. Titi Müller e MariMoon, ex-apresentadoras do Acesso MTV, lançaram o podcast Accesíveis Cast. Zico Goes, ex-chefão da emissora, dirige a série Fala VJ. E a própria MTV atual, comandada pela Paramount, produziu uma nova versão do Beija Sapo.

Os fãs criaram laços com VJs como Sarah Oliveira, Sabrina Parlatore, Soninha Francine e Thunderbird, porém outros não mantêm bom relacionamento. “Os especiais aquecem nosso coração, porém muitos só prestam atenção nas nossas páginas quando pedem alguma coisa. Um VJ pediu todo o material dele e depois excluiu os nossos créditos. Nem todos são bonzinhos”, revela Leandro.

A MTV Brasil moldou diferentes gerações e uniu o baiano Caio, de 26 anos, o cearense Felipe, de 27, e o paranaense Leandro, de 35. Com o apoio da Abril, os fãs trabalham pelo sonho diário de manter vivo o principal canal jovem da TV brasileira.

“Sempre fizemos milagres no dia do aniversário da MTV. Todo dia 20 de outubro, desde 2020, organizamos uma programação especial. Se conseguíamos sem o acervo oficial, agora as pessoas podem esperar algo muito melhor”, projeta Felipe. “Ainda estamos nos acostumando ao acervo, tomando cuidado. Acho que o aniversário do ano que vem será maior”, antecipa Caio.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade