Diário das Ruas

Especial da Gazeta com padre Júlio Lancellotti abre espaço à população de rua de São Paulo

Série de Valeska Stanczik para o Jornal da Gazeta será exibida em novo formato em 1° de janeiro, às 22h30

Publicado em 27/12/2022

Aniversariante desta terça-feira (27), o padre Júlio Lancellotti participa do novo programa especial da Gazeta: Diário das Ruas, inicialmente exibido como série de reportagens dentro do Jornal da Gazeta, irá ao ar em novo formato no dia 1° de janeiro, às 22h30, sob o comando de Valeska Stanczik, gerente de jornalismo da emissora.

Conhecido por defender a população em situação de rua em São Paulo, Júlio Lancellotti é um dos entrevistados do especial, que mostrará a realidade de pessoas que vivem nesta condição na capital paulista.

Coordenador da Pastoral do Povo de Rua, o religioso de 74 anos promove trabalhos sociais desde 1986 e denuncia a chamada “arquitetura hostil”, chegando a destruir a marretadas pedras pontiagudas instaladas embaixo de um viaduto.

Na última quarta-feira (21), o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e promulgou a Lei Padre Júlio Lancellotti, que combate “arquitetura hostil” contra pessoas em situação de rua em locais públicos.

Estudo realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais (POLOS-UFMG) aponta que 48,6 mil pessoas viviam nas ruas de São Paulo até setembro de 2022, segundo registros do Cadastro Único (CadÚnico). Os dados representam aumento de cerca de 10% em relação a 2019.

Nos cinco episódios da série da Gazeta, Valeska Stanczik também mostrará a atuação da ONG SP Invisível e o trabalho voluntário prestado em regiões como a Cracolândia e a praça Princesa Isabel. O especial ainda irá denunciar a falta de proteção a moradores nas madrugadas frias de São Paulo e o preconceito sofrido por essas pessoas.

Diário das Ruas termina apresentando histórias de quem luta por oportunidades e refletindo sobre a importância de enxergarmos a realidade, tão próxima, mas tão distante, com mais humanidade.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade