Em discurso premonitório, Tiago Leifert ensinou formandos a “desistirem” do sonho

Apresentador discursou sobre a profissão em formatura de alunos da Faculdade Cásper Líbero

Publicado em 10/09/2021 21:45
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tiago Leifert, ao decidir deixar a Globo, também abriu mão de um sonho que perseguiu durante duas décadas, até anunciar sua saída da emissora em dezembro deste ano. O apresentador nunca escondeu seu principal desejo profissional na vida, e repetiu a história para Ana Maria Braga, nesta sexta-feira (10), no Mais Você.

“Meu objetivo, não vou nem falar sonho, minha missão era trabalhar na Globo. No esporte da Globo. Era o que eu queria na minha vida”, disse Leifert em sua primeira entrevista após comunicar seu desligamento da emissora, assim que terminar a próxima temporada do The Voice Brasil, programa que apresenta desde a estreia, em 2012.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leifert reconheceu ter chegado ao limite físico e emocional ao deparar-se com uma rotina insana de trabalho que o impedia de curtir sua maior realização da vida pessoal: o crescimento de Lua, primeira filha com a jornalista Daiana Garbin. Pode-se dizer que ele soube dominar o seu sonho.

Este foi exatamente o tema de seu discurso como patrono dos alunos da Faculdade Cásper Líbero, em formatura realizada em 21 de fevereiro de 2013. Naquela noite (na qual este colunista esteve presente como formando), Leifert alertou sobre como é importante saber controlar os sonhos para que não virem frustrações e recomendou que, “quanto mais rápido aprender a desistir, melhor”. Também revelou ter presenciado e vivido injustiças na profissão e aconselhou os estudantes a terem, além de amor, honestidade.

“Os sonhos. Sonhos são tóxicos. Sonhos são drogas poderosíssimas. Elas podem te deixar tão alucinado, tão viciado, que depois vai ser tarde demais para corrigir o estrago que eles fizeram na sua vida.
As pessoas bem resolvidas que eu conheci aprenderam a dominar o sonho. Você terá de fazer concessões daqui para a frente, e o seu sonho também. Você vai ter de aprender a controlar seu sonho porque lá na frente, se sua realidade estiver muito longe do seu ideal, a overdose de frustração vai te destruir.
Cuidado com seus sonhos. Quanto mais rápido você aprender a arte de desistir, melhor. Às vezes, desistir vai te libertar para conquistar coisas ainda melhores. Não deixe nunca o seu sonho te dominar. Domine-o primeiro”
, ensinou.

Lido hoje, oito anos depois, o discurso ganha ares de “premonição” de sua mais recente e desafiadora escolha profissional. Ele ainda parafraseou o apresentador norte-americano Conan O’Brien, que em 2021 se aposentou dos talk shows. A frase segue atual para a nova fase de Tiago Leifert: “Eu não ligo para o que vai acontecer da minha vida daqui para frente, desde que seja interessante”.

Assista ao discurso de Tiago Leifert para os formandos da Faculdade Cásper Líbero, em fevereiro de 2013:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio