Lista

Dona Florinda elogia Lula: 4 provas de que personagem de Chaves é “bolsominion arrependida”

Declaração de Florinda Meza sobre presidente do Brasil viralizou nas redes sociais

Publicado em 15/02/2023

Dona Florinda aparece entre os assuntos mais comentados das redes sociais nesta quarta-feira (15) por um vídeo compartilhado por este colunista no Twitter. Em entrevista coletiva, a atriz mexicana Florinda Meza elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por seu discurso de “união e concordândia”.

“É triste, porque não escutamos uns aos outros, talvez por isso o México esteja tão polarizado. Por isso Brasil está tão polarizado. Agora vocês têm um presidente que tem uma ideia mais de união e concordância. Tomara que isso possa uni-los, porque são um grande povo. Ninguém se entende polarizado. Devemos estar todos de mãos unidas”, declarou.

O comentário da artista chamou a atenção dos fãs de Chaves porque contrasta com o comportamento da personagem no humorístico. Se fosse brasileira, Dona Florinda teria as características de uma eleitora de Jair Bolsonaro: odeia pobres, defende o porte de armas e vive da pensão do marido militar.

Em contrapartida, Dona Florinda é uma mãe solo, que viu a vida mudar após a morte do marido e precisou alugar um imóvel em um cortiço para cuidar do filho pequeno. Embora seja ranzinza, já mostrou ter bom coração.

Inspirada na repercussão da fala de Florinda Meza sobre Lula, a coluna rebate a acusação do público e prova que a mãe de Quico, na verdade, é uma “bolsominion arrependida”, ou seja, tem salvação.

Dona Florinda perdoa Seu Madruga
Dona Florinda perdoa Seu Madruga

Perdão a Seu Madruga

Dona Florinda detesta os vizinhos, mas com Seu Madruga o ódio chega às “vias de fato”. A moradora do 14 desfere bofetadas no pai de Chiquinha, às vezes sem motivo justo. Em alguns episódios, porém, a valentona dá o braço a torcer e o elogia quando ele está certo. Em um episódio, o parabenizou por ensinar que “as pessoas boas devem amar seus inimigos”. Quando firmou sociedade para vender churros, ela o perdoou ao proteger Chaves por ter comido a mercadoria: “Dá gosto tê-lo como vizinho. Um homem!”.

Chaves e Dona Florinda
Chaves e Dona Florinda

Salário para Chaves

No episódio mais “esquerdista” de Chaves, Dona Neves vira sindicalista para proteger os direitos trabalhistas do garoto, que trabalha como garçom no restaurante de Dona Florinda e só recebe gorjetas. Além disso, ele se desdobra para fazer as lições do Professor Girafales durante o expediente. Após uma batalha icônica contra a bisavó de Chiquinha, a “patroa” decidiu pagar seu funcionário corretamente: “E você, Chavinho, vai ter um salário e poderá trabalhar quando quiser, menos no horário da escola”.

Dona Florinda e Seu Madruga se abraçam
Dona Florinda e Seu Madruga se abraçam

Dia de São Valentim

Por uma vez, Dona Florinda esqueceu o ranço e convidou a “gentalha” para jantar em sua casa no Dia de São Valentim, comemorado na América do Norte e na Europa como Dia dos Namorados ou Dia do Amor e da Amizade. A “velha coroca” chamou Chiquinha de linda, abraçou Seu Madruga e permitiu até a entrada de Chaves, que destruiu a ceia no fim do episódio.

Dona Florinda e Quico
Dona Florinda e Quico

Despejo do Seu Madruga

Dona Florinda até se alegrou, mas o peso na consciência falou mais alto quando Seu Madruga e Chiquinha foram despejados da vila. “Onde vai morar essa gente?”, perguntou a Quico. Ela voltou a lamentar a expulsão do vizinho por dever 15 meses de aluguel em uma conversa com o Professor Girafales. Sr. Barriga, que escutou de longe, também se comoveu e decidiu perdoar a dívida de seu inquilino mais problemático.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade