Exclusivo

Descoberto pela Globo, “Messi” mineiro revive meme e quer conhecer xará campeão do mundo

Leonel Messi Di María, batizado em homenagem a dois jogadores argentinos, viralizou após aparecer no Mais Você

Publicado em 27/12/2022

Há uma semana, enquanto Lionel Messi erguia a taça da Copa do Mundo, um xará brasileiro também comemorava o tricampeonato da Argentina. Leonel Messi Di María, mineiro de Barbacena (MG), voltou a virar meme após o título dos “hermanos” no Catar. Descoberto por uma afiliada da Globo, ele viralizou em 2014, durante o Mundial do Brasil, quando tinha apenas quatro anos.

Leonel nasceu em 16 de junho de 2010, durante a Copa da África do Sul, oito dias antes do aniversário de 23 anos do craque portenho. O pai registrou a criança com os nomes de duas revelações do país vizinho no futebol: Lionel Messi e Ángel Di Maria. Curiosamente, os dois jogadores não marcaram naquela edição, mas anotaram os três gols argentinos na decisão contra a França, no último dia 18.

A coluna procurou a família de Messi (o brasileiro) e se surpreendeu ao descobrir que nenhum jornalista havia procurado o xará mineiro justamente na última Copa do camisa 10.

“Queria outro nome, mas a gente se acostumou. Uma afiliada de Juiz de Fora ficou sabendo e nos procurou. Ele sabe tudo do Messi, é muito fã, tanto que um dos maiores sonhos é conhecê-lo. Agora não criei muita expectativa [pela procura da imprensa]. Ele virou meme, algumas páginas compartilharam, mas nada demais”, conta Patricia, mãe de Leonel, em entrevista exclusiva à coluna.

O assédio da imprensa foi muito mais intenso em 2014, quando Leonel Messi apareceu no Mais Você, e 2018, ano em que a Globo promoveu o encontro com Lampard, homônimo do volante inglês. Em 2022, Messi torceu pela Argentina e pôde finalmente ver pela TV o xará famoso levantar a única taça que faltava para sua coleção de títulos.

“Na final, quando a Argentina ganhou, ele se encheu de felicidade, comemorou muito, como se o Brasil tivesse ganhado a Copa!”, relembra Patricia.

Brasil tem 40 “Messis”, diz IBGE

O capitão argentino inspirou outros pais brasileiros, como ocorreu nos anos 80, com a explosão de “Diegos” em homenagem a Maradona. Segundo o Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos anos 2000 foram registrados 40 bebês chamados “Messi”, 95 “Lionel” e 1470 “Leonel”, como o garoto de Barbacena. O número tende a aumentar com a divulgação do Censo de 2022.

Mais velho de três irmãos, Leonel Messi lida muito bem com seu nome e quer seguir a carreira do argentino no futebol. E o garoto de 12 anos tem futuro: até o momento, anotou 243 gols em 315 jogos, média de 0,77 gol por partida, contra 0,79 do camisa 10. Aluno de uma escolinha do Flamengo, também espera que um dia o craque do PSG vista a camisa do Atlético-MG, seu time do coração.

Se depender do garoto que virou meme na TV e de sua família, a Seleção Brasileira terá um Messi para chamar de seu daqui alguns anos. Enquanto não realiza este desejo, anseia conhecer pessoalmente o jogador que o batizou.

“Se ele encontrasse o Messi, iria abraçar, chorar ou desmaiar! O sonho dele é ser jogador. A vida dele é futebol 24 horas por dia! Vê-lo na Seleção é o sonho da nossa família!”, finaliza a mãe de Leonel.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade