Audiência

Com Corinthians, SBT estraga aniversário da Globo e atrapalha Pantanal e final do BBB 22

Publicado em 27/04/2022

Há um mês, esta coluna avisou: Corinthians x Boca Juniors no SBT iria estragar a noite de gala da Globo justamente no dia em que completaria 57 anos na mesma data do jogo da Copa Libertadores da América. Dito e feito. A transmissão conquistou audiência recorde e prejudicou as duas principais atrações da concorrente: a embalada novela Pantanal e a final do BBB 22.

Segundo dados do Kantar Ibope obtidos pela coluna, a vitória corintiana por 2 a 0 sobre o time argentino registrou 13,7 pontos na Grande São Paulo, sendo o melhor desempenho do SBT em um jogo da fase de grupos da Libertadores (somente mata-matas e a final do torneio pontuaram melhor por terem maior apelo).

No horário, a Globo liderou com 26,6 pontos. Uma folga “amarga”, já que a novela das nove perdeu fôlego e ficou abaixo de 30 pontos (marcou 28,8, segundo o TV Pop). Cada ponto equivale a 74.666 domicílios ou 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.

A decisão do Big Brother Brasil, que nos últimos dois anos alcançou índices superiores a 30 pontos, registrou apenas 25,1 pontos no confronto com a Libertadores (14,7). Na média, a vitória de Arthur Aguiar entrou para o pódio das piores audiências em finais do BBB (25,9 pontos, segundo o TV Pop).

A coluna apurou que, mesmo sem liderar o Ibope, o SBT considerou o desempenho da Libertadores “excelente”. O clima na alta cúpula da rede de Silvio Santos foi de festa total, tanto pela marca histórica em um jogo da fase de grupos quanto pela “água no chope” da Globo em uma noite que prometia números avassaladores em função do reality show.

Em 17 de maio, o Corinthians voltará a enfrentar o Boca Juniors em Buenos Aires, com transmissão do SBT. Desta vez, a Globo não terá final de BBB para segurar público.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade