LGBTQIA+

Atriz não-binária, Nila corrige nome em rede social e comemora fim de “constrangimento”

Artista pressionou Instagram e contou com o apoio de Maisa, sua colega na série De Volta aos 15

Publicado em 18/05/2023

Esta coluna divulgou, em 29 de janeiro, a nova identidade de Nila, que protagonizou o primeiro beijo entre homens em Malhação e declarou-se atriz não-binária. Nesta quinta-feira (18), a artista avançou mais um passo no reconhecimento de seu gênero ao conseguir alterar o perfil no Instagram e retirar o nome de batismo sem perder o selo de verificação.

Um dia antes, Nila havia pressionado a plataforma em um vídeo alegando ser um “constrangimento” acessar a rede social e ter exposto o nome que representa o gênero com o qual não se identifica. Maisa, sua colega na série De Volta aos 15, da Netflix, ajudou na campanha. Mudar o “user” resultaria na perda do selo azul, importante para divulgar trabalhos e barrar contas falsas.

Três meses após o anúncio da transição de gênero, o Instagram atendeu à solicitação de Nila, que comemorou a troca em seu perfil, agora chamado @nowisnila.

“Eu uso o Instagram desde a adolescência, e amava! Mas depois que me tornei uma ‘figura pública’, esta rede social perdeu toda a graça pra mim, justamente porque eu achava que não podia ser eu mesma aqui. Mas dá para ver que de 2018 pra cá muita coisa mudou. O tratamento e a forma que as pessoas usam essa plataforma e como elas se identificam com outras pessoas aqui se transformou muito. Sinto que, atualmente, os melhores momentos que eu tive no Instagram foram quando eu pude ser eu mesma, foi aí que eu comecei a me conectar melhor com a galera que me segue e me acompanha aqui. A gente sempre é melhor quando podemos ser tudo o que somos. Obrigada, amores!”, agradeceu.

Nila também teve seu gênero e nome respeitados pela Netflix na divulgação da sequência da série De Volta aos 15. Na primeira temporada, a atriz não-binária interpretou César, identidade cisgênero da personagem Camila (Alice Marcone), uma mulher trans.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.