Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Opinião

Análise: Sem Fátima Bernardes, Encontro perde espaço e é “rebaixado” nas manhãs da Globo

Patrícia Poeta e Manoel Soares assumem programa a partir de 4 de julho

Publicado em 25/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em uma análise objetiva das mudanças anunciadas pela Globo, pode-se concluir que o Encontro perderá prestígio, espaço e grife na programação matinal. A partir de 4 de julho, entrará no ar mais cedo, antes do Mais Você, que por sua vez passará a ocupar a faixa mais nobre das manhãs. Sem Fátima Bernardes, a atração herdada por Patrícia Poeta e Manoel Soares foi “rebaixada” pela emissora.

A direção global tentou atribuir a inversão dos programas a um “redesenho” da grade, aproximando o Encontro (que tem jornalismo) do Bom Dia Brasil e o Mais Você (com receitas) do horário do almoço. Justificativa louvável, mas que não explica completamente o movimento. Por trás da suposta readequação, existe o temor do futuro do Encontro sem a assinatura de Fátima Bernardes.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Mais do que apresentadora, Fátima representa uma grife nas manhãs. A ex-titular do Jornal Nacional colocou sua credibilidade à disposição do público e das marcas. Tê-la na grade matinal significa prestígio, da mesma forma que não tê-la é sinal de alerta. O telespectador não quer se encontrar com qualquer pessoa, quer se encontrar com Fátima Bernardes. Foi o que a Globo prometeu em junho de 2012, mas descumpriu a cada longa ausência de sua contratada.

Com Poeta e Manoel, o Encontro já corria o risco de ser um programa “genérico”, sem o apelo de uma comunicadora de peso como Fátima ou Ana Maria Braga. A inversão também apontava para o “rebaixamento”, já que o horário do Mais Você tem menos televisores ligados do que a faixa das 11h. Falta saber como ficarão os novos horários, principalmente após a decisão de antecipar o telejornal local para 11h45. Quem perderá espaço: Encontro ou Mais Você?

A coluna procurou a Globo e confirmou que o Encontro será o mais prejudicado pelas mudanças nas manhãs. Segundo a emissora, o programa de Patrícia e Manoel Soares começará as 9h30, no mesmo horário do Mais Você. Na sequência, por volta de 10h30, Ana Maria Braga entrará no ar.

Se em 2020 Ana Maria viu sua atração de variedades se transformar em um “puxadinho” de receitas de Fátima, hoje a “mãe” de Louro José e “avó” de Louro Mané se prepara para ocupar o melhor espaço da grade matinal, e por méritos. Atualmente, o Mais Você tem audiência superior à do Encontro. Promovida com até 15 minutos a mais, a veterana sai como grande vencedora da nova programação da Globo.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....