Queridinhas do papai

O que Preciosa de Fuzuê e Vanessa de Escrito nas Estrelas têm em comum?

Personagens possuem algo que torna muito difícil o relacionamento com suas mães

Publicado em 17/11/2023

O que a reprise de Escrito nas Estrelas (2010) no canal VIVA e a novela das sete Fuzuê na Globo têm em comum? A resposta imediata é o nome da atriz Marina Ruy Barbosa que está no elenco dessas produções.

As personagens Vanessa e Preciosa possuem uma coisa em comum: uma admiração cega por seus pais e difícil relação com as mães. Esse amor pelo pai, tanto de uma como da outra, faz com que elas não enxerguem a verdadeira personalidade deles.

Em Fuzuê, Preciosa Montebello, a vilã da trama de Gustavo Reiz é uma moça arrogante, dona da Conde de Montebello Joias, que vive uma crise financeira. Ostentação é um dos seus lemas. Ela encarna uma espécie de coach sobre riqueza com pavor em ficar pobre.

A antagonista tem um amor e admiração imensa pelo pai, César Montebello (Leopoldo Pacheco), um tipo sedutor e articulado. O homem tem interesse e se envolve em aventuras e explorações, possuindo a alcunha de grande arqueólogo.

Ao morrer, César deixa um tesouro e uma fortuna a ser dividida entre suas filhas. Preciosa não suporta quem ousa falar mal de seu pai, homem que em seu imaginário é um grande pesquisador. O que ela não sabe é que essa figura incrível não existe, e o que algumas pessoas sabem, nos faz entender que se trata de um homem bem perigoso.

Na reprise de Escrito nas Estrelas que está sendo exibida atualmente no VIVA, Vanessa (Marina Ruy Barbosa) é uma adolescente rebelde e cheia de crises, principalmente após a separação dos pais. Ela detesta tudo em sua mãe, Jane (Gisele Fróes), por quem se sente pouco amada.

A jovem torce para que o pai Jardel (Celso Frateschi) volte do exterior e reate o casamento com a mãe, mesmo sabendo do relacionamento dela com Ricardo (Humberto Martins). Vanessa acredita que o pai tem boa vida e vai levá-la para fora do país, mas mal sabe ela que ele é um bandido e não a pessoa que tanto idealiza.

Mães incompreendidas

Bebel (Lília Cabral) de Fuzuê
Bebel (Lília Cabral) de Fuzuê (Reprodução/Globo)

Jane e Bebel (Lilia Cabral) também são personagens com algo em comum: lidar com filhas que amam demais seus pais. Esse detalhe gera dificuldade no relacionamento mãe e filha, marcado por muitos ressentimentos.

Vanessa não aceita que a mãe refaça sua vida amorosa com Ricardo, fato que torna a convivência entre elas muito difícil. Já Preciosa, acha que a mãe é boba e por isso o pai se cansou dela, além de achar patético o relacionamento com Nero (Edson Celulari).

A curiosa relação entre as novelas, passados 13 anos, é a presença de Marina Ruy Barbosa nas duas e mais, as personagens têm um amor cego pelo pai e difícil relação com a mãe.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade