Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Candomblé

BBB 22: Equipe de Linn da Quebrada se pronuncia após fala preconceituosa de Douglas Silva: “Racismo religioso”

O ator insinuou que a atriz teria feito uma "mandinga" para Pedro Scooby

Publicado em 01/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A equipe de Linn da Quebrada se pronunciou após fala preconceituosa de Douglas Silva sobre a religião da atriz: “Racismo Religioso”.

A nota lembra que a cantora é candomblecista e explica o fato que motivou o pronunciamento: “Durante o programa de hoje, um dos participantes [Douglas] insinuou que a Lina teria dado um fio da sua trança para um outro participante e que por isso ele não estaria dormindo, porque seria uma “mandinga””.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Os administradores da sister lembram que o BBB é um espaço importante que possibilita o debate de pautas sociais, mas que neste caso o assunto não foi tratado forma como se espera: “O BBB é também um programa que nos permite discutir questões do nosso cotidiano, mas nem sempre da maneira que gostaríamos”.

A mensagem aponta que a falta de informação resulta na reprodução de preconceitos: “Afinal, “mandinga”, sendo colocada em um tom pejorativo, diz muito sobre a falta de informação de quem fala e sobre como preconceitos e estereótipos são reproduzidos. As tranças têm um significado precioso para Lina e para o povo negro”.

A publicação recomenda o texto “Um Pouco de História: Mandinga”, da historiadora Daniela Yabeta, para quem deseja se informar mais a respeito do tema e termina deixando um alerta importante sobre o racismo religioso, uma das várias formas de racismo que assolam a população negra a nível mundial.

No nosso país, “mandinga” é, muitas vezes, interpretada como parte dos rituais tradicionais de matriz africana, como algo ruim ou negativo. O uso inadequado do termo pode ser compreendido como racismo religioso, visto que somos pedagogizados na intolerância religiosa”, diz o post.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Relembre o caso

O brother revoltou a web ao se referir de forma preconceituoso ao candomblé, religião afro-brasileiras que a atriz professa. Durante um papo com seus colegas de BBB 22, DG sugeriu que Pedro Scooby não conseguia dormir, porque a atriz teria feito uma “Mandinga” para o surfista.

“A Lina me deu uma trança outro dia de presente, guardei e ficou por aí DG”, disse o atleta. “Por isso você não tá conseguindo dormir (…) as mandingas vem filho, tá brincando? Toda hora passando óleos essenciais, mas aí pega o bagulho aí, vai acabar com o óleo, mas não vai resolver o problema”. Arthur Aguiar concordou com o comentário do amigo: “É, pô”.

Veja a conversa completa no vídeo abaixo:

Leia outros textos do colunista aqui. Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22  no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube!

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....