Kaká Novelas

Globo prejudica audiência de Um Lugar ao Sol

O principal produto da emissora vem amargando resultados ruins no ibope

Publicado em 17/11/2021

Um Lugar ao Sol estreou no último dia 8. A trama é a primeira inédita no horário das 21h da TV Globo depois de três reprises que foram exibidas por causa da pandemia de covid-19 – Fina Estampa, A Força do Querer e Império. Entre a primeira e a segunda,

A nova novela também é diferente das outras por já começar completamente gravada. A TV Globo tinha o hábito de começar a trama com poucos capítulos gravados, porque novela é uma obra aberta e, conforme a reação do público, a história pode mudar de rumo.

Mas para não correr o risco de desfalcar a equipe por causa da covid-19, a emissora decidiu gravar toda a produção antecipadamente. O que para esta coluna já prejudica o bom resultado da trama.

Além deste fato, Um Lugar ao Sol teve seu início em novembro, perto do final do ano, quando o universo de pessoas ligadas na TV diminui por causa de festas de fim de ano, viagens e compras para o Natal.  Para completar, a primeira novela das 21h de Lícia Manzo anda sofrendo com mudanças de horários para atender a programação da Globo. Um dia a produção começa às 20h30, em outro às 22h30. O telespectador anda perdido quanto ao horário.

Realmente fica difícil para Um Lugar ao Sol ter um bom resultado de audiência. Se eles conseguirem mesmo assim ter um bom ibope, será um feito admirável.

Deixando claro que a trama é muito boa, direção e texto ótimos e elenco impecável. Apenas a trilha sonora talvez seja muito sofisticada para um público popular. É uma pena ver uma novela tão bem feita ser prejudicada desta maneira.

Quer saber mais sobre novelas? Clique abaixo, ou acesse o canal do Observatório da TV no YouTube!