Polêmica

Programa humorístico faz Globo ser multada em R$ 88 mil por racismo

O Jornal Sensacionalista foi responsável por um episódio polêmico em 2013

Publicado em 16/02/2022

Durante muitos anos, o Jornal Sensacionalista foi um grande sucesso na grade do canal Multishow. Porém, acabou causando alguns problemas no futuro da emissora.

De acordo com informações do F5, da Folha, o Grupo Globo foi multado em R$ 88.803 por racismo. Isso por conta de um episódio do programa humorístico exibido nos dias 25 e 28 de outubro de 2013.

Um cachorro denominado ‘cãodomblé’, que no vídeo apareceu todo de branco e mostrado como um animal que ‘prevê o futuro’, ‘recebe entidades’ e ‘joga búzios’. O processo ainda cabe recurso da emissora, que ainda não se pronunciou sobre o caso.

Os responsáveis por denunciar o caso foi a Coordenação de Políticas para a População Nega e Indígena à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, do governo de São Paulo. A multa foi resultado de um processo administrativo de dezembro.

Porém, a empresa recorreu à Justiça para tentar diminuir o valor ou anular o processo administrativo. Ainda segundo a matéria, depois que a Globo conseguiu uma decisão judicial favorável em primeira instância, o governo estadual recorreu ao Tribunal de Justiça.

“A punição não foge ao razoável ou ao proporcional, visto que, não se pode aceitar, sob a roupagem do exercício do humor, que a imagem das religiões de matrizes africanas, historicamente perseguidas, continue flagelada com piadas e expressões estigmatizantes”, informa a decisão da desembargadora.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade