Repeteco

Walcyr Carrasco fala sobre dobradinha de novelas nas tardes da TV Globo: “Pleno como autor”

Chocolate Com Pimenta volta ao ar no final de setembro, em substituição a O Cravo e a Rosa, também do escritor

Publicado em 09/09/2022

No Mais Você de 25 de agosto, Ana Maria Braga deu oficialmente a notícia de que Chocolate Com Pimenta, de Walcyr Carrasco, é a nova novela a ser exibida em “edição especial” na faixa das 15h da TV Globo. A reestreia da produção, originalmente exibida entre setembro de 2003 e maio de 2004 às 18h, será em 26 de setembro.

Entre 26 e 30 de setembro, a história de Ana Francisca (Mariana Ximenes), apaixonada por Danilo (Murilo Benício) e alvo da inveja e das armações de Jezebel (Elizabeth Savala) e Olga (Priscila Fantin), divide a faixa com os capítulos de O Cravo e a Rosa (2000/01), de Walcyr e Mário Teixeira, sucesso em mais uma apresentação – a quinta, contando uma no Viva, em 2019.

“A sensação de ter dois trabalhos exibidos em sequência é de orgulho, de felicidade, me sinto pleno como autor!”, declara Walcyr sobre a dobradinha. A propósito, o mesmo ocorreu entre 2013 e 2014, quando a mesma O Cravo e a Rosa foi substituída por mais uma das obras do autor, Caras & Bocas (2009), no Vale a Pena Ver de Novo.

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco (Divulgação)

Para o escritor, o fato de serem tramas de época é o que explica que tanto O Cravo e a Rosa quanto Chocolate Com Pimenta estejam presentes na memória afetiva do público. “Mais que tudo, pórem, o fato de serem novelas que acreditam nos sentimentos autênticos, são histórias românticas, que defendem o amor verdadeiro”.

Especificamente sobre Chocolate Com Pimenta, Walcyr diz acreditar que o que torna a novela um clássico da teledramaturgia brasileira “são muitos fatores, que juntos deram uma super química, mas sem dúvida a inesquecível direção de Jorge Fernando contribuiu muito”.

Além disso, ao contrário do que pode parecer, o chocolate, paixão da vida de tantas pessoas (os “chocólatras”), não foi o que inspirou mais Walcyr Carrasco para criar o enredo. “A inspiração não veio especialmente dos chocolates, mas de uma viagem que eu fiz à Áustria. Lembrei das confeitarias vienenses, dos bolos (Sacher Cake) feitos lá. Eu estava mergulhado em açúcar quando escrevi”, declara o novelista.

Chocolate Com Pimenta foi a terceira novela de Walcyr Carrasco na TV Globo, escrita após O Cravo e a Rosa e A Padroeira (2001/02). Para o novelista, foi graças a esse trabalho que “foi ganhando confiança do público e diante da emissora”.

“A minha carreira como autor já estava se solidificando após o sucesso de ‘O Cravo e a Rosa’, mas explodiu com ‘Chocolate’. Eu acho que o encantamento da novela se repetirá, é uma química que aconteceu, e que toca o coração”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade