Agora no Globoplay

“Se eu tivesse que mudar de nome, teria que me chamar Nonô Correia”, declara Ary Fontoura

Para o ator, o avarento protagonista de Amor Com Amor se Paga é seu personagem mais popular

Publicado em 19/06/2022

Há quase 60 anos participando de novelas, várias delas muito marcantes na teledramaturgia brasileira, o ator Ary Fontoura já declarou qual foi seu papel de maior sucesso popular no gênero. Trata-se de Nonô Correia, o avarento protagonista da novela Amor com Amor se Paga.

Exibida originalmente em 1984 pela TV Globo, na faixa das 18h, a história escrita por Ivani Ribeiro chega ao catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (20), cerca de um mês depois de ter sido encerrada uma reprise no Canal Viva. O expediente, aliás, tem sido comum – ou seja, mal sai do Viva, a novela entra no Globoplay.

Em depoimento concedido à série Grandes Atores, coprodução do Viva com Hermes Frederico exibida pela primeira vez em 2016, Ary Fontoura declarou o seguinte sobre o personagem, pão-duro de mão cheia: “Se eu tivesse que mudar de nome, eu teria que me chamar Nonô Correia. Até hoje, 30 anos após, as pessoas me falam dessa novela. Uma penetração incrível, para uma novela das 6 horas, uma novela modesta, e que parecia de horário nobre”.

Com o nome de Olegário, o personagem foi vivido por Gianfrancesco Guarnieri em Camomila e Bem-me-quer, que Ivani escreveu para a TV Tupi em 1972/73. A inspiração da autora para criar sua história foi O Avarento, obra teatral de Molière escrita há mais de 350 anos.

Nonô Correia vivia com a máxima economia, trancava a geladeira da casa com correntes e cadeados, queria que a empregada Frosina (Berta Loran) fizesse um frango render refeições para quatro adultos por uma semana e coisas do tipo. Isso tudo ainda que tivesse um cômodo secreto cheio de itens de valor, e vários imóveis alugados.

Vale lembrar que Ary Fontoura viveu outros papéis bastante populares em novelas idem, como Florindo Abelha em Roque Santeiro (1985/86), Coronel Artur da Tapitanga em Tieta (1989/90), Pitágoras Williams MacKenzie em A Indomada (1997) e Ludovico, o “Meninão”, em Chocolate com Pimenta (2003/04). Todas estão no Globoplay.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade