Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Curiosidades da TV

Presença de Anita, Capitães da Areia e mais alguns livros da moderna literatura brasileira que viraram minisséries

Manoel Carlos recorreu a obras recentes em dois projetos do gênero

Publicado em 21/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Nos primeiros dias de 2003, a TV Globo deu prosseguimento à sua tradição da época, de lançar minisséries para ocupar a faixa das 23h durante o primeiro trimestre, e estreou A Casa das Sete Mulheres, de Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão. A origem foi um romance de mesmo nome, escrito por Letícia Wierzchowski e lançado no ano anterior, pela Editora Record.

Recentemente, Curiosidades da TV relembrou aqui no Observatório da TV casos de livros da moderna literatura brasileira que, não raro pouco tempo depois de lançados, chegaram ao público através de adaptações para a TV no formato minissérie. Geralmente com bastante êxito de público e levando as obras a grandes vendagens.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Lançado em 1937, o romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, trata de um grupo de menores abandonados que crescerem em meio aos perigos e desafios das ruas, em Salvador. Em 1989, a TV Bandeirantes exibiu uma adaptação da história, dirigida pelo cineasta Walter Lima Jr.

Manoel Carlos desejava fazer uma minissérie a partir de Presença de Anita, romance de Mário Donato publicado em 1946, desde o começo dos anos 1990. Apenas em 2001 o projeto enfim saiu do campo das intenções, com direção de núcleo de Ricardo Waddington e a então estreante Mel Lisboa no papel principal.

O mesmo Manoel Carlos escreveu para a TV Bandeirantes em 1989 O Cometa, em parceria com seu filho Ricardo de Almeida e baseada no romance O Ídolo de Cedro, de Dirceu Borges, lançado em 1975. Carlos Augusto Strazzer viveu o caixeiro-viajante Habib, que vivia aventuras com o jovem Miguel (Luiz Carlos Tourinho). Confira no vídeo abaixo esses e mais alguns casos!

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....