Superação

Raquel ajuda a criar Lei Maria da Penha e recebe uma notícia incrível no final de Mulheres Apaixonadas

Professora é recompensada após a morte de Marcos e Fred

Publicado em 13/11/2023

O que acontece com Raquel (Helena Ranaldi) no final de Mulheres Apaixonadas? A professora passa por grandes conflitos até receber uma notícia incrível.

O drama que ela passa com Marcos (Dan Stullbach) é um dos mais revoltantes da novela. Vítima de violência doméstica, a docente sofre muito nas mãos do vilão, até criar coragem para denunciá-lo.

Entretanto, quem paga caro é Fred (Pedro Furtado), adolescente apaixonado pela professora, que morre em um acidente de carro ao lado de Marcos, deixando Raquel destruída.

As cenas chocantes protagonizadas pela professora chocaram o público na exibição original da novela, em 2003. Tanto que a história de Raquel foi fundamental para a criação da Lei Maria da Penha, em 2006.

Helena Ranaldi como Raquel em Mulheres Apaixonadas
Helena Ranaldi como Raquel em Mulheres Apaixonadas

Graças à personagem e à novela, o número de denúncias de mulheres que sofriam com o mesmo problema aumentou demais, obrigando o governo da época a criar uma lei específica para casos de violência doméstica.

Quanto a Raquel, ela passa por uma grande dor pela morte de Fred, mas é recompensada com um grande acontecimento. No final de Mulheres Apaixonadas, Raquel descobre que está grávida de Fred e chora de emoção ao carregar um pedaço do seu grande amor.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade