
A disputa pela sela de prata está movimentando os capítulos de Pantanal. José Leôncio (Marcos Palmeira) surpreendeu ao propor uma competição entre os três filhos.
Veja também:
Em pleno aniversário de Jove (Jesuíta Barbosa), ele anunciou que o famoso item de Joventino, seu velho pai, ficará com apenas um deles: o vencedor de uma corrida de cavalos.
Jove ficou decepcionado, pois recusou o presente assim que chegou à fazenda. Por outro lado, Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos) comemoraram.
Irma (Camila Morgado), por sua vez, fez escândalo, porque sabia que o sobrinho não tem chance. Quem tentou animar o rapaz é Trindade (Gabriel Sater).
Quem ganha a sela de prata?
Se por um lado Jove acha que não tem chance, Tadeu e José Lucas conversam sobre a competição. O filho de Filó (Dira Paes) afirma que o primogênito é seu único concorrente.
Mas tudo vai mudar no decorrer da trama. A disputa pela sela de prata acaba ficando em segundo plano. Primeiro, porque José Lucas não se acha digno de competir por ter chegado depois. Além disso, começa a se interessar pela política, e não pela herança do pai.

Jove, por sua vez, estará em crise com Juma (Alanis Guillen). Por isso, não liga em agradar o pai. Já Tadeu se sente excluído. Ao ser humilhado por Leôncio, descobre por meio do Velho do Rio (Osmar Prado) que não é filho biológico do fazendeiro.
Em meio a tantos conflitos, a tal corrida não chega a acontecer. Antes de morrer, José Leôncio deixa cada filho responsável por uma função em sua fazenda.
Vale destacar que esse foi o final da primeira versão de Pantanal, em 1990. Ao que tudo indica, será o mesmo do remake da Globo.