Segunda temporada?

Novela Travessia é continuação de Salve Jorge? Trama resgata Helô e Stenio

Entenda a relação entre as obras de Gloria Perez

Publicado em 09/10/2022

Travessia é a nova novela de Gloria Perez na Globo e tem deixado muitas pessoas confusas. Afinal, a trama é continuação de Salve Jorge?

Também escrita pela autora em 2012, a história de Morena (Nanda Costa) tinha como destaques os personagens de Giovanna Antonelli e Alexandre Nero.

A atriz viveu a aclamada delegada Heloísa, que vivia uma relação de “gato e rato” com o ex-marido, Stenio, papel de Nero. Agora, os dois voltam em Travessia.

Helô (Giovanna Antonelli) e Stênio (Alexandre Nero)
Helô (Giovanna Antonelli) e Stênio (Alexandre Nero) em Salve Jorge

Novos conflitos

Helô e Stenio retornam na próxima novela da Globo com outros conflitos, mas a relação entre eles ainda é bem problemática.

No final de Salve Jorge, eles se casaram novamente, mas ficaram juntos por pouco tempo. Dez anos depois, o casal está separado e ainda vivem brigando.

Stenio é um advogado que solta as pessoas que Helô prende. A história será reaproveitada em Travessia, assim como o amor entre eles, que ainda perdura mesmo após tanto tempo.

Além disso, uma nova personagem surge para criar um triângulo amoroso: Leonor, papel de Vanessa Giácomo, que vai se envolver com o rapaz.

Stenio (Alexandre Nero) e Helô (Giovanna Antonelli) em Travessia
Stenio (Alexandre Nero) e Helô (Giovanna Antonelli) em Travessia

Continuação?

Sendo assim, Travessia não é continuação de Salve Jorge. Apenas Helô e Stenio voltam, bem como a empregada Creusa (Luci Pereira).

O fato já aconteceu em outras obras. A novela Belíssima, por exemplo, já resgatou um personagem de Torre de Babel. O mesmo aconteceu em Deus Nos Acuda, Verão 90, Tempo de Amar, entre outras.

Creusa (Luci Pereira) em Salve Jorge
Creusa (Luci Pereira) em Salve Jorge

Ademais, nada da história de 2012 deve ser mencionado em Travessia. Segundo Gloria Perez, a ideia de trazer Helô e Stenio de volta aconteceu pela necessidade da obra.

A autora precisava de uma delegada e de um advogado em seu novo trabalho. Por isso, convidou Giovanna e Nero para reviver os personagens e eles logo aceitaram.

Por fim, Travessia não é reprise. É uma novela totalmente inédita e aberta, com as mesmas características das histórias pré-pandemia.

Leia mais textos deste colunista.