Último capítulo

José Leôncio morre em Pantanal: como foi a cena na versão antiga, em 1990?

A sequência da Manchete ficou eternizada na teledramaturgia

Publicado em 07/10/2022

A morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) é o grande acontecimento do último capítulo de Pantanal. O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes).

Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto.

Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais. Está selado o destino do protagonista.

Velho do Rio (Osmar Prado) e José Leôncio (Marcos Palmeira) de Pantanal
Velho do Rio (Osmar Prado) e José Leôncio (Marcos Palmeira) de Pantanal

Como foi em 1990?

A Globo deve repetir praticamente tudo o que aconteceu na Pantanal antiga, em 1990. Na versão da Manchete, Zé Leôncio morre da mesma forma, na sala da fazenda.

A morte culmina em seu encontro com o Velho do Rio, que na verdade é Joventino, seu pai. A entidade revela que precisa descansar e entrega o posto para o filho.

Já o cortejo fúnebre do poderoso é um dos momentos mais marcantes da novela. A sequência ficou eternizada na teledramaturgia, pontuada pelo tema de abertura da trama.

O corpo de Leôncio é colocado na chalana de Eugênio (Almir Sater), que navega por todo o rio. Barcos com amigos e familiares acompanham, com forte emoção dos personagens.

Os três filhos do fazendeiro ficam no mesmo barco, dão tiros de despedida e fazem o sinal da cruz. O curioso é que Filó, destruída, não acompanha o cortejo. Ela apenas vê os barcos partirem das margens do rio, envolta em seu sofrimento.

Filó (Dira Paes) no final de Pantanal
Filó (Dira Paes) no final de Pantanal

Mudanças na Globo

A Globo já anunciou que, na Pantanal de 2022, não haverá salva de tiros. Essa foi a única mudança divulgada. Entretanto, tudo ainda permanece um mistério.

De qualquer forma, a cena deve ser tão emocionante quando na versão original. Filó também não deve acompanhar o cortejo do marido.

Nas últimas cenas da novela, a dona de casa herda a fortuna de Zé Leôncio, mas não liga para o dinheiro. Ela quer apenas encontrá-lo novamente, já que acredita que o poderoso é o novo Velho do Rio.

Leia mais textos deste colunista.