
A fase de escalação de elenco é uma das mais complexas nas novelas. Com Pantanal, não foi diferente. Muitos atores foram pensados para determinados papéis. Entretanto, mudanças aconteceram.
Veja também:
- Prestes a se casar com Kelvin, Ramiro cai para trás ao descobrir segredo cabeludo de Vinícius em Terra e Paixão
- Com medo de encarar reviravolta, Padre Pedro toma decisão drástica sobre Estela: "Não se fala mais nisso"
- Em cena secreta, Nice reaparece e revela a identidade de seu assassino em Terra e Paixão: “Foi ele!”
Antonio Fagundes, por exemplo, era a primeira opção para interpretar o Velho do Rio. Mas, com o fim de seu contrato com a Globo, o veterano preferiu se dedicar a outros projetos. Com isso, Osmar Prado acabou escalado para dar vida à entidade.
Já para o papel de Juma, Vanessa Giácomo foi o primeiro nome ventilado. Ela era o desejo do autor Benedito Ruy Barbosa, mas não se encaixava na idade e perfil da personagem.
Com isso, o diretor Rogério Gomes pensou em uma atriz pouco conhecida do público: Alanis Guillen, que havia aparecido apenas em uma temporada de Malhação.
Além desses, veja outros casos de trocas de atores em Pantanal.
Jackson Antunes por Guito
Jackson Antunes pediu à Globo para interpretar o violeiro Tibério. Todavia, ele ainda estava envolvido nas gravações de Nos Tempos do Imperador.
Com isso, a produção escalou o cantor Guito, que fez vários testes para ganhar o personagem. Já Antunes ganhou uma participação. Em breve, ele entra na trama como o peão Túlio.
Débora Bloch por Isabel Teixeira
Para viver Maria Bruaca, a primeira atriz pensada foi Débora Bloch. O nome dela figurava em várias listas, mas a Globo nunca confirmou oficialmente.
Prestes a trama estrear, Isabel Teixeira foi anunciada. Ela ganhou o papel da esposa de Tenório (Murilo Benício) após o destaque em Amor de Mãe.

Giullia Buscacio por Bella Campos
Bella Campos não era o primeiro nome para viver a misteriosa Muda. Quem chegou a fazer testes para o papel foi Giullia Buscacio.
Entretanto, com o atraso das gravações devido à pandemia, a atriz deixou o elenco para se dedicar a outros projetos. Com isso, Bella entrou em seu lugar.
Vivianne Pasmanter por Karine Teles
Antes de Pantanal começar, rumores indicavam que Vivianne Pasmanter seria Madeleine. A atriz tinha acabado de sair de Nos Tempos do Imperador.
Mas quem ficou com o papel da perua fútil foi Karine Teles. A personagem intragável morrerá na novela em breve.