Compre iPhone SE na Apple a partir de R$ 3.779,10 à vista ou em até 12 vezes. Frete grátis para todo o Brasil
Saiba mais
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Bolo publicitário

Internet avança, mas TV aberta ainda lidera os investimentos em publicidade

Dados do Cenp-Meios mostram que a participação da TV representa 45,4% do total das verbas, contra 33,5% da Internet

Publicado em 21/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O Cenp-Meios divulgou o total dos investimentos em publicidade no mercado brasileiro em 2021.

O valor investido via agências de publicidade no ano passado chegou a R$ 19,7 bilhões, e a maior fatia desse montante, 45,4%, foi para a TV aberta, seguida pela Internet, que ficou com 33,5%.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Apesar de Televisão ainda seguir na liderança, esta é a menor participação do meio desde 2017, quando teve início o levantamento Cenp-Meios.

Desde então, o percentual referente à Televisão aberta vem caindo paulatinamente, ano após ano.

Internet, por sua vez, subiu progressivamente de um período a outro.

A TV abocanhava 58,7% das verbas, e a Internet 14,8% em 2017.

Em 2018, foram destinados 58,3% para TV e 17,7% para a web.

No ano seguinte, 2019, foram 52,8% para TV, enquanto Internet subiu para 21,2%.

Já em 2020, Televisão caiu para 51,9% e Internet subiu para 26,7%.

2021

Em 2021, Mídia Exterior/OOH (out-of-home) ficou com 8,6% dos investimentos.

Televisão Por assinatura (6,4%), Rádio (3,8%), Jornal (1,9%), Revista (0,4%) e Cinema (0,1%) completam o levantamento.

O sistema Cenp-Meios faz parte do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.

Esse mapeamento totaliza dados referentes às compras de mídia publicitária realizadas e veiculadas por agências por ordem e conta de clientes-anunciantes.

Tais valores são totalizados e agregados por período e meio. Não são recebidos nem divulgados dados negociados individualmente em cada transação.

O levantamento é feito por 298 agências (245 matrizes e 53 filiais) de publicidade.

O quadro com os dados pode ser conferido no site do Cenp-Meios.

Gil do Vigor e Lucas Penteado em cena do comercial “Armários”, para Casas Bahia. Foto: Reprodução

Internet

Os dados do meio Internet são subdivididos em: Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores); Internet-Social (quando se tratar de redes sociais); Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos); Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio); Internet-Display e outros.

Já os dados dos meios Jornal, Revista e TV por Assinatura incluem investimentos nas demais plataformas destes meios.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....