PROTAGONISTA

Quem era Zé Leôncio na versão antiga de Pantanal? Conheça os dois atores

No remake da Globo, o personagem é dividido por Drico Alves, Renato Góes e Marcos Palmeira

Publicado em 29/03/2022

José Leôncio, também chamado de Zé Leôncio, é o grande protagonista da novela Pantanal, exibida originalmente em 1990, cujo remake estreou na Globo nesta segunda-feira (28).

Na produção atual, adaptada da história de Benedito Ruy Barbosa pelo neto dele, Bruno Luperi, o personagem, filho de Joventino (Irandhir Santos), perpassa por diversas fases.

No primeiro capítulo, por exemplo, o público pode conhecer Zé Leôncio na infância, interpretado por Fred Garcia; na adolescência, vivido pelo ator Drico Alves; e na fase adulta, quando entra a atuação de Renato Góes.

Daqui para a frente, durante toda a primeira etapa do folhetim, Renato Góes dará vida ao peão até passar o bastão para Marcos Palmeira.

No remake de Pantanal, José Leôncio é vivido por Drico Alves, Renato Góes e Marcos Palmeira
No remake de Pantanal, José Leôncio é vivido por Drico Alves, Renato Góes e Marcos Palmeira

O Zé Leôncio de 1990

Já na versão antiga de Pantanal, dois atores interpretaram José Leôncio. Na primeira fase da novela exibida na Manchete, quem viveu o peão foi Paulo Gorgulho, que há época tinha 30 anos de idade.

O mesmo ator foi escalado para o remake da Globo, mas agora em uma participação especial como o Velho Ceci. Quem acompanhou o primeiro capítulo pode ver Gorgulho, que hoje tem 62 anos. “É difícil me conter, qualquer coisa eu estou chorando”, revelou o veterano em entrevista ao Globo Repórter

Na segunda fase da Pantanal de 1990, o ator que deu vida a Zé Leôncio foi o saudoso Cláudio Marzo, que faleceu em 2015, aos 74 anos de idade, em decorrência de complicações no pulmão.

Paulo Gorgulho e Cláudio Marzo foram José Leôncio na versão antiga de Pantanal
Paulo Gorgulho e Cláudio Marzo foram José Leôncio na versão antiga de Pantanal

Além de estar à frente do papel principal da trama de Benedito Ruy Barbosa, Marzo viveu também um dos personagens mais icônicos da história: o Velho do Rio.

Segundo Marcos Palmeira, que esteve também na versão antiga, Marzo era um símbolo de tranquilidade, pois encarava horas de maquiagem para em pleno calor pantaneiro para interpretar os dois papéis.

Na Pantanal da Globo, quem viverá o Velho do Rio, o guardião místico da natureza, será Osmar Prado.

Paulo Gorgulho, Cássia Kis (Maria Marruá) e Cláudio Marzo nos bastidores da versão antiga de Pantanal
Paulo Gorgulho, Cássia Kis (Maria Marruá) e Cláudio Marzo nos bastidores da versão antiga de Pantanal

Não deixe de conferir também: Quem era o Velho Ceci na versão antiga de Pantanal? Entenda o personagem

Leia outros textos desta colunista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade