Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
MISTERIOSO

Quem é o Velho do Rio na novela Pantanal?

Personagem místico é interpretado nesta versão por Osmar Prado, de 74 anos

Publicado em 19/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Quem é o Velho do Rio da novela Pantanal? O personagem místico interpretado pelo ator Cláudio Marzo em 1990, é vivido pelo veterano Osmar Prado no remake da Globo.

Envolto por uma capa misteriosa e um cajado, o Velho do Rio surgiu durante as cenas em que nasce Joventino Neto, filho de Madeleine (Karine Teles) e José Leôncio (Marcos Palmeira).

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O bebê veio ao mundo na própria fazenda, em um parto cheio de emoções e com a ausência do pai, que estava em comitiva. Quem ajudou a dondoca a parir a criança foi Filó (Letícia Salles / Dira Paes).

Mas quem seria o tal Velho do Rio? Quem assistiu à primeira versão da trama, exibida na Manchete em 1990, sabe que se trata de uma espécie de curandeiro que vive em meio à selva do pantanal. No entanto, essa lenda humana esconde um mistério.

Osmar Prado como o Velho do Rio, de Pantanal (Divulgação – TV Globo)

Quem é o Velho do Rio de verdade?

Apesar de ser interpretado pelo ator Osmar Prado, de 74 anos, o Velho do Rio esconde a identidade de um outro personagem da história originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa.

Trata-se de Joventino, interpretado por Irandhir Santos e que sumiu nos primeiros capítulos da novela. O pai de José Leôncio (Renato Góes) sai para caçar marruás com seu jeito exótico e nunca mais aparece.

Só que Joventino não morre. Ele se torna a criatura que é chamada de Velho do Rio e passa a rondar a fazenda de Zé Leôncio em diversos momentos, além de ser alguém que irá proteger / ajudar diversos personagens durante o folhetim.

Joventino (Irandhir Santos) em Pantanal

Velho do Rio vira sucuri

O autor original de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa, se baseou em algumas histórias do folclore pantaneiro para escrever sua novela. Uma delas tem a ver com o sumiço misterioso de Joventino.

No decorrer da trama exibida em 1990 e, muitos personagens se deparam com o Velho do Rio, um ser mitológico, que se põe à disposição de quem é atacado por animais da região ou então que se perde na mata. Em alguns momentos, essa entidade se torna uma sucuri.

Vale dizer que Zé Leôncio é o único que não consegue o contato visual com a figura mística. O pai de Jove só tem o encontro com o Velho do Rio no final da novela.

Osmar Prado interpreta o Velho do Rio

O ator que interpretou Joventino, Irandhir Santos, apesar de ter se transformado em Velho do Rio, voltará na segunda fase da novela como o filho primogênito de José Leôncio.

Inicialmente o rapaz se chamará José Lucas de Nada, e depois, quando o pai o reconhecer como filho, terá o nome de José Lucas Leôncio.

Não deixe de conferir também: Quem é José Lucas de Nada? Entenda a volta de Irandhir Santos em Pantanal

Leia outros textos desta colunista.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....