Grande ator

Renascer: Tião Galinha de 1993 pediu demissão e ganhou final horrível de presente

Osmar Prado teve uma desavença nos bastidores

Publicado em 15/05/2024

Quem era Tião Galinha em Renascer de 1993 e o que aconteceu com o ator que o interpretou? Muita gente busca saber informações sobre o personagem que está em alta no remake da Globo.

Tião Galinha, já na versão original, foi um dos personagens que mais fizeram muito sucesso. Agora, na reedição formatada por Bruno Luperi, o sucesso se repete e a figura é interpretada por Irandhir Santos.

Irandhir Santos como Tião Galinha em Renascer
Irandhir Santos como Tião Galinha em Renascer

Mas há 31 anos, o catador de caranguejo foi encarnado pelo renomado ator Osmar Prado. Tudo corria bem com o personagem, até que o artista pediu demissão da emissora.

O que muitos telespectadores não sabem é que Prado passou por conflitos dentro da Globo. Houve a especulação de que seria por conta do roteiro. Mas segundo o ator foi algo além da novela.

Osmar Prado
Osmar Prado

Em entrevista à revista Caras, em 2015, o artista deu sua versão sobre o caso. “Durante a novela, tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando”, revelou Prado.

Em seguida, Osmar Prado ressaltou a incompatibilidade do personagem com seu destino final. “Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia, e se matou. Aí falei para o Luiz Fernando Carvalho [diretor] que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna“, disse o veterano.

Osmar Prado e Irandhir Santos são o Tião Galinha em Renascer de 1993 e 2024
Osmar Prado e Irandhir Santos são o Tião Galinha em Renascer de 1993 e 2024

Osmar Prado começou sua carreira na TV em 1964 e a sua última novela foi o remake de Pantanal, exibido em 2022, no qual interpretou o icônico Velho do Rio.

Vale dizer que Tião Galinha, na primeira versão, foi preso injustamente e surtou a partir daí. Na cadeia e foi agredido, ficando ainda mais indignado com sua situação. O desfecho encontrado pela direção da trama, então, foi ele tirar a própria vida.

No fim de Renascer, com a prisão de Tião, sua esposa Joana, que foi interpretada por Tereza Seiblitz em 1993 e por Alice Carvalho agora, se entrega a uma paixão proibida. Na versão antiga ela ficava com um padre vivido por Jackson Costa. No remake tudo indica que será o Pastor Lívio (Breno da Matta).

Tião (Irandhir Santos) foi interpretado por Osmar Prado
Tião (Irandhir Santos) foi interpretado por Osmar Prado

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade