saudosa

Muito triste: O que aconteceu com Mara Manzan?

Artista pode ser vista atualmente na novela exibida no canal Viva

Publicado em 29/12/2022

Intérprete de dona Ashima Matub, uma indiana que vivia no Rio de Janeiro, Mara Manzan faleceu pouco depois do final de Caminho das Índias, em novembro de 2009. Portanto, quem pensa que ela apareceu em Travessia, está enganado. Na verdade, a cigana da atual novela das nove, foi vivida por Sura Berditchevski.

A artista, que tinha apenas 57 anos, morreu em decorrência de um câncer de pulmão, tratado enquanto ela ainda gravava a novela.

Quando descobriu o tumor, aliás, ela precisou ficar afastada de Caminho das Índias por várias semanas para fazer quimioterapia. Grace Gianoukas a substituiu nesse meio tempo.

À época do tratamento de Mara Manzan contra a doença, sua colega de elenco Thaís Garayp falou à imprensa sobre o afastamento.

“Existe um clima de tensão nos bastidores e estamos evitando falar sobre o estado de saúde da Mara. Ela é uma atriz bastante popular e carismática com todos. Vamos torcer para que tudo corra bem”, torceu a atriz.

Além de Caminho das Índias, Mara Manzan fez diversos trabalhos na TV, como A Viagem, Salsa e Merengue, Pecado Capital O Clone e Senhora do Destino.

Ashima (Mara Manzan) em Caminho das Índias
Ashima Mara Manzan em Caminho das Índias

Filha relembra perda de Mara Manzan e sua arte

Com a exibição de O Clone recentemente na Globo e agora de Caminho das Índias no Viva, a filha da atriz, Thati Manzan, consegue matar a saudade de sua arte e também do carinho dos fãs por conta da repercussão.

“É um grande privilégio ver minha mãe viva, não só nesta novela, mas em várias outras. Quando ela morreu, minha filha mais nova tinha quatro meses, então a Lara conhece e vê a avó viva por causa dos trabalhos na TV”, declarou ela, que também é atriz, em entrevista ao NaTelinha.

Thati conta que ao mesmo tempo em que se sente feliz por reviver os trabalhos da mãe, experimenta alguns sentimentos negativos. “É muito triste, porque minha mãe morreu muito nova. Existe um lado que me entristece, óbvio, ao assistir aos trabalhos dela”, revela.

Thati relata que a presença de Mara em diversas novelas reexibidas no Viva e na Globo, assim como disponíveis no Globoplay, faz com que muita gente não se atente sobre sua morte. “Muitos se surpreendem e dizem: ‘Mentira que ela morreu!?’. Isso porque, nesses 12 anos, várias novelas que ela fez já foram reprisadas, então ela acaba ficando muito viva na memória do público“, explica.

Mara Manzan é Odete na novela O Clone
Mara Manzan viveu Odete na novela O Clone

Morte da atriz Selma Reis

Outra atriz que nos deixou cedo foi Selma Reis, que viveu a mãe de Hamia, papel de Fernanda Carvalho na novela Caminho das Índias.

Natural de São Gonçalo, a atriz que era também cantora, morreu no ano de 2015 em decorrência de um câncer cerebral avassalador. Ela tinha apenas 55 anos de idade, um ano a menos que Mara Manzan, cita anteriormente.

De acordo com boletins médicos da época, Selma precisou ser internada por diversas vezes durante o tratamento contra o tumor.

Na Globo, ela ainda compôs o elenco de Páginas da Vida, assim como das minisséries Presença de Anita e Chiquinha Gonzaga.

Atriz Selma Reis esteve em Caminho das Índias
Atriz Selma Reis esteve em Caminho das Índias

O canal do Observatório da TV está com novos vídeos. Inscreva-se para acompanhar!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade