SAUDOSO

Doença grave o levou: Quem era o Zaqueu na primeira versão de Pantanal?

João Alberto Pinheiro interpretou o papel que hoje é de Silvero Pereira

Publicado em 24/08/2022

A primeira versão de Pantanal foi gravada e exibida pela primeira vez em 1990, na Rede Manchete, com um elenco de peso. Infelizmente, alguns dos atores já não estão entre nós.

Dois dos personagens que compõe também o remake da Globo e fizeram bastante sucesso na versão antiga foram interpretados por atores que já faleceram.

Zaqueu de 1990 faleceu em 1992

João Alberto Pinheiro foi um dos artistas que fizeram parte da antiga Pantanal. Na trama ele deu vida ao mordomo Zaqueu (que agora passou a ser escrito Zaquieu e é interpretado por Silvero Pereira.

Natural do Pará, ele se mudou para o Rio de Janeiro aos 20 anos para seguir a carreira de cantor. Com sua voz marcante, João Alberto se destacou no rádio e na TV. Em 1988, gravou o LP “Luar do Amor” pela Continental.

Mas seu destino mudou quando Jayme Monjardim o conheceu e apostou nele para o papel de Zaqueu. Ele ainda foi colunista social.

Infelizmente, em 1992, apenas dois anos depois de conquistar o sucesso como o mordomo que se apaixona por Alcides (Ângelo Antônio na época), João Alberto Pinheiro morreu. Com apenas 31 anos ele perdeu a luta contra um câncer no fígado, meningite e pneumonia, todos problemas decorrentes do vírus da AIDS.

João Alberto Pinheiro como o mordomo Zaqueu
João Alberto Pinheiro como o mordomo Zaqueu da Pantanal de 1990

Outro ator de Pantanal levado pelo HIV

Outro artista da Pantanal de 1990 que faleceu por complicações da AIDS foi Rubens Corrêa. O ator interpretou o deputado Ibraim na versão antiga, personagem vivido por Dan Stulbach no remake da Globo.

Ibraim é o pai de Érica (Gisella Reimann em 1990 e Marcela Fetter agora), jornalista que visita o Pantanal e se envolve com José Lucas.

Rubens Corrêa nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, cenário de gravação de Pantanal. Sua carreira na TV começou na Bandeirantes na década de 1960, na novela Os Miseráveis. E antes de viver o deputado Ibraim esteve no elenco de Kananga do Japão, outra trama da Manchete.

O ator morreu em 1996, vítima de complicações de saúde decorrentes da AIDS. Ele tinha 64 anos de idade.

Rubens Corrêa interpretou o Deputado Ibraim na versão antiga de Pantanal
Rubens Corrêa interpretou o Deputado Ibraim na versão antiga de Pantanal

Leia outros textos desta colunista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade