Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

DERROCADA

Cigana volta em Travessia para anunciar ‘inferno’ na vida de Brisa: “Dias mais tristes”

Sura Berditchevsky interpreta a vidente na novela de Gloria Perez

Publicado em 22/01/2023

A cigana de Travessia volta para trazer mais verdades para Brisa (Lucy Alves). A personagem entrou na novela de Gloria Perez para, de certa forma, começar a mudar o destino da mãe de Tonho (Vicente Alvite).

Envolta por muito mistério, quando surgiu pela primeira vez, a cigana disse para Brisa que ela teria uma surpresa em breve. Surpresa esta teria a ver com a existência de um parente inesperado.

Quem acompanha as notícias sobre Travessia, sabe que logo logo a história apresentará o verdadeiro pai de Brisa. Sendo assim, a cigana chegou para anunciar esse encontro, que deve ser emocionante. Os nomes mais cotados eram Dante (Marcos Caruso), Guerra (Humberto Martins) e Moretti (Rodrigo Lombardi).

Brisa volta a procurar vidente

Agora já se tem quase certeza de que o pai de Brisa é mesmo Guerra. E com essa pulga atrás da orelha desde a primeira consulta com a cigana, a maranhense a procura novamente para tirar a prova dos nove. Ela não aguenta mais de curiosidade em saber quem é seu parente e como fazer para encontrá-lo.

Guerra, Moretti, Dante, Brisa e Creusa em Travessia
Guerra, Moretti, Dante, Brisa e Creusa em Travessia

Desta vez, a cigana é curta e grossa ao dizer que ela conhecerá esse familiar em um dos momentos mais tristes e marcantes de sua vida.

Essa desgraça que irá acontecer tem relação com Oto (Rômulo Estrela) se entregar para a polícia, assumindo toda a autoria por ter hackeado a licitação dos casarões históricos do Maranhão.

Em meio a esse depoimento, Brisa receberá a proposta de Guerra para ficar com Tonho de uma vez por todas se Ari (Chay Suede) entregar Moretti nesse crime virtual. Pensando nisso, Brisa passa por cima de Oto e o desmente em seu depoimento, dizendo que o namorado não agiu sozinho e que Moretti na verdade é o mandante.

Brisa (Lucy Alves) e Oto (Rômulo Estrela) em Travessia
Brisa (Lucy Alves) e Oto (Rômulo Estrela) em Travessia

Sura Berditchevsky é a cigana de Travessia

Para quem não reconheceu ou não a conhece, a atriz que fez a cigana em Travessia é Sura Berditchevsky. Apesar do nome difícil, Sura tem uma longa carreira na TV e no teatro.

Hoje com 69 anos de idade, a atriz começou a atuar jovem no Tablado, em 1970. Somente oito anos depois que ela estreou na televisão, na novela icônica Dancin’ Days, escrita pelo saudoso Gilberto Braga. Na história ela fez par romântico com ninguém menos do que Antonio Fagundes.

Em 1979, Sura Berditchevsky foi a protagonista de Marron Glacê ao lado de Louise Cardoso, Ana Lúcia Torre e Paulo Figueiredo. Foi nessa novela que a atriz ficou bem mais conhecida e se tornou uma das musas da época. Em seguida, ela esteve em Plumas e Paetês, um grande sucesso de Cassiano Gabus Mendes.

Sura Berditchevsky com Paulo Figueiredo em Marron Glacê e com Antonio Fagundes em Dancin' Days
Sura Berditchevsky com Paulo Figueiredo em Marron Glacê e com Antonio Fagundes em Dancin’ Days

Em 1990, Gloria Perez, autora de Travessia, escalou Sura Berditchevsky para Barriga de Aluguel, onde a artista interpretou Raquel.

A partir daí seus papéis em telenovelas foram perdendo a regularidade. Em 1998 esteve em Era Uma Vez, e depois fez apenas participações em Senhora do Destino, Malhação, assim como no remake de Ti Ti Ti.

Após isso, ela migrou para a Record TV e na emissora fez Apocalipse, em 2018, e Gênesis, em 2021, seu último trabalho antes de surgir na atual novela das nove da Globo.

Sura Berditchevsky e Ernani Moraes nos bastidores de A Magia de Aruna
Sura Berditchevsky e Ernani Moraes nos bastidores de A Magia de Aruna

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade