VERSÃO ANTIGA

Autor mudou tudo? Veja como Zé Leôncio morre na Pantanal de 1990 (cenas e fotos)

Novela da Manchete comoveu o Brasil com o fim da vida do fazendeiro

Publicado em 01/10/2022

A morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) vai chocar todo mundo no final de Pantanal. O último capítulo da novela das nove da Globo acontece dia 7 de outubro.

O protagonista da trama terá um fim trágico no final da novela. Mas será que as cenas serão tal como ocorreram na primeira versão da trama? Quem deu vida ao fazendeiro foi Claudio Marzo, ator que já faleceu.

Lembrando que Pantanal foi ao ar originalmente em 1990 na Rede Manchete, tendo como autor Benedito Ruy Barbosa. Agora, quem adapta o remake é Bruno Luperi, neto de Benedito. A versão antiga foi também reprisada no SBT em 2008.

Leia mais: Emocionante: Veja quais atores da antiga Pantanal estarão no último capítulo do remake

José Leôncio (Marcos Palmeira) e Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal
José Leôncio (Marcos Palmeira) e Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal

Como foi a morte de Zé Leôncio na Pantanal de 1990?

Na Pantanal antiga, a cerimônia e festa de casamento de Filó e Zé Leôncio ocorreu no último capítulo sem qualquer problema. Lembrando que se casaram no mesmo dia Tadeu e Zefa, depois do rapaz relutar bastante.

No decorrer do capítulo final, durante a noite, o fazendeiro acorda com uma sensação estranha. “Que está me acontecendo?”, se pergunta o fazendeiro descendo as escadas com a mão no peito.

Sentindo dores fortes no peito, José Leôncio até pensa em ir para o hospital em São Paulo com a ajuda de Joventino para fazer a cirurgia que o médico tinha lhe indicado.

Preocupado com a própria saúde, José Leôncio começa a conversar com o pai já falecido. “O que lhe aconteceu aquele dia que lhe tirou a vida, meu pai?”, indaga ele.

Um marruá? Uma boca de sapo? Não foi nada disso… Cê tá vivo, pai… Por que você não aparece, pai?“, questiona o marido de Filó, vendo em seguida a imagem de Joventino pai em um quadro.

É quando o fazendeiro sofre um infarto fulminante e morre. Minutos depois Filó sente a falta do marido na cama, procura por ele e o encontra já falecido na poltrona. A mulher se desespera em cima do corpo.

Veja fotos da sequência em que Zé Leôncio morre:

Claudio Marzo como José Leôncio em 1990; ao lado, personagem morto encontrado por Filó (Jussara Freire) em Pantanal
Claudio Marzo como José Leôncio em 1990; ao lado, personagem morto encontrado por Filó (Jussara Freire) em Pantanal

Fazendeiro vira o novo Velho do Rio

Nas cenas seguintes a sua morte, José Leôncio aparece ao lado do Velho do Rio, quem seu pai se tornou após desaparecer. O encontro é emocionante.

O Velho se assume como Joventino e deixa o filho surpreso. Ele chora de emoção e nem perceber que já partiu desta para uma melhor. Na versão de 1990, eles seguem o caminho juntos, lado a lado.

No remake, o Velho do Rio morrerá e dará lugar a Zé Leôncio, que assumirá seu posto. No final, o recém-falecido aparece de mãos dadas com a filha de Juma e o filho de Irma.

Veja como foi o velório e Zé Leôncio como o novo Velho do Rio ao lado das crianças:

Morte e velório de Zé Leôncio na Pantanal de 1990 (1)
Morte e velório de Zé Leôncio na Pantanal de 1990

O remake da Globo vai exibir a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) no último capítulo também. E assim como 1990, o personagem morrerá de infarto, se encontrará com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado) e tomará o lugar dele. Ele também surgirá ao lado das crianças.

Velho do Rio (Osmar Prado) e José Leôncio (Marcos Palmeira) de Pantanal
Velho do Rio (Osmar Prado) e José Leôncio (Marcos Palmeira) de Pantanal

Leia mais: Tadeu é filho de quem? Pessoa inesperada joga verdade ‘no ventilador’ em Pantanal

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade