por onde anda?

Afinal, o que aconteceu com Jackson Costa, o padre Lívio da Renascer de 1993?

Hoje o ator baiano tem 56 anos de idade

Publicado em 22/03/2024

Quem interpretou o Pastor Lívio em Renascer de 1993? O personagem tem chamado a atenção do público por sua postura serena mesmo diante de assuntos espinhosos e relevantes.

Interpretado por Breno da Matta, ele entrou no remake em cenas divertidas ao lado do Padre Santo (Chico Díaz) e logo se destacou por seu discurso em prol da Reforma Agrária durante um embate ameno com José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Na versão original da trama, que foi ao ar há 31 anos na Globo, Pastor Lívio não existia. Na verdade, Bruno Luperi, que adaptou a história do avô, Benedito Ruy Barbosa, optou por colocá-lo no lugar de outro padre da narrativa.

Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer
Padre Santo (Chico Diaz) e Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer

Quem vivia o padre em questão era o ator Jackson Costa e, assim como o atual pastor, era um religioso com ideias bastante progressistas. A diferença é a vertente religiosa de cada um, além das modernidades todas, como por exemplo o uso do smartphone para livrar Padre Santo da morte no capítulo de ontem.

Outro fator que vai mudar é também a ausência do celibato. Em Renascer de 1993, o padre vivido por Jackson Costa se apaixonava por Joaninha (Teresa Seiblitz), esposa de Tião Galinha (Osmar Prado), e encontrava o impasse em sua escolha religiosa.

Lívio (Breno da Matta) era um padre e foi interpretado por Jackson Costa
Lívio (Breno da Matta) era um padre e foi interpretado por Jackson Costa

Já o Pastor Lívio terá liberdade para se relacionar com a mesma personagem, Joana, que agora será interpretada por Alice Carvalho – o marido dela, Tião Galinha, será encarnado por Irandhir Santos. O autor do remake preferiu manter o triângulo amoroso.

Importante ressaltar que a mudança de padre para pastor, segundo Bruno Luperi, ocorreu somente para ampliar a diversidade no escopo da novela, agregando todas as vertentes religiosas.

De acordo com a Globo, a emissora não teve qualquer envolvimento nessa troca de personagens. “Há processos naturais de uma releitura, que para deixar a obra mais contemporânea, podem –ou não– trazer mudanças em suas tramas”, afirmou a empresa à Folha de S.Paulo.

Por onde anda o ator Jackson Costa?

Hoje o ator Jackson Costa tem 56 anos de idade e está sem fazer trabalhos na televisão desde 2018, quando teve um papel da novela Segundo Sol, da Globo.

Douglas (Jackson Costa) e Dr. Pelópidas (Ilya São Paulo) na novela Gabriela
Pelópidas (Ilya São Paulo) e Douglas (Jackson Costa) na novela Gabriela

O artista sumido estreou na TV em 1992 na icônica Pedra Sobre Pedra e logo depois foi chamado para compor Renascer. Em entrevista ao jornal O Globo, recentemente, ele explicou como entrou na trama.

Eu fui convidado pelo Luiz Fernando Carvalho (diretor da novela). Ele me contou na época que esse personagem não existia na história. Havia apenas o padre Santo (Jofre Soares). Ele então sugeriu ao Benedito Ruy Barbosa (autor) que fizesse esse religioso mais jovem”, contou Jackson Costa.

Segundo o veterano, foi “um privilégio” ter gravado na Bahia, estado onde nasceu: “Eu estava ali falando sobre a minha região, de onde eu nunca quis sair”, explicou.

Jackson Costa também compôs outros trabalhos, como Tocaia Grande, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Carga Pesada, A Pedra do Reino, Duas Caras, Paraíso, Gabriela, Amor à Vida e Verdades Secretas.

Jackson Costa
Jackson Costa

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade