Fiasco

Aposta em novela e contratação de astros globais, quase levou o SBT à falência

A proposta de fazer uma novela centrada na camada pobre da sociedade não rendeu bons frutos

Publicado em 27/02/2023

Apostar em teledramaturgia e em novelas é uma aposta arriscada, porém muitas vezes necessária para o crescimento e credibilidade da emissora. Em 1990, o SBT resolveu apostar alto em uma novela e contratou o diretor Walter Avancini, estrelas globais e ainda investiu pesado financeiramente na novela Brasileiras e Brasileiros. 

A trama era uma aposta alta da emissora, pois a obra escrita pelo diretor junto com Carlos Alberto Sofredini tinha como linha de enredo o cotidiano da preferia de São Paulo e contava no elenco com grandes nomes. Edson Celulari, Lucélia Santos, Fúlvio Stefanini, Ney Latorraca, Irene Ravache, Paulo Autran, Carla Camurati, Rubens de Falco e Daniel Dantas, entre outros. 

O grande problema é que os dois capítulos apresentados para a imprensa e em análise feita pelo colunista Nilson Xavier, nunca em nenhum momento, foi apresentado um conteúdo tão pesado e com tantas desgraças por metro quadrado e isso afugentou o público. “A proposta de fazer uma novela centrada na camada pobre da sociedade não rendeu bons frutos. Foi um desastre, que fez com que sua exibição mudasse várias vezes na tentativa de atrair público. Desastre maior para o SBT,  que viu seus anunciantes fugirem”, explicou.

A situação era tão complicada, que a novela foi exibida em cinco horários diferentes e não adiantou nada. A novela não tinha público, anunciantes e nem a mudança do enredo surtiu efeito. Brasileiras e Brasileiros teve 151 capítulos e mesmo após sair do ar, levou o SBT para uma crise financeira grave e a demissão de 150 funcionários foi inevitável. O diretor explicou a situação tensa.  “Quando vim para o SBT, em junho do ano passado, para implantar três faixas de novelas, existiam possibilidades reais para isso. Deixei minha comodidade na Rede Globo para criar um núcleo de teledramaturgia paulista, ampliando um campo de trabalho, mas a realidade do mercado foi mais forte e nos abateu”. O SBT gastou R$ 4 milhões na novela e o período era de crise financeira no Brasil. 

Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos famosos e dos realities, acessando meu canal no YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCjZmgeVcJ7O0ZUgCixqgGQA

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade