Backface

Racismo faz Malhação 98 ser mutilada pelo Viva e diretor se manifesta após o público exigir explicações

Caso de blackface fez canal do Grupo Globo tomar medidas drásticas sobre a novela

Publicado em 01/05/2023

Em reprise desde janeiro na programação do canal Viva, Malhação 1998 passará por cortes em seus capítulos ao longo desta semana. O aviso foi dado pelo próprio canal, através das redes sociais. O motivo informado, é que a novela “reproduz comportamentos e costumes da época, e que hoje eles seriam considerados ofensivos”.

No entanto, devido a grande revolta do público na internet, Erick Bretas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos Globo se manifestou no Twitter, dizendo que eventualmente algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para a compreensão da narrativa.

Como alguns de vocês estão me marcando aqui, acho importante esclarecer o motivo do corte. Os episódios em questão mostram o plot de uma banda de rastafaris que deveria se apresentar em um concurso de bandas. A ausência da banda leva um grupo de meninos brancos a se pintarem de preto e se apresentarem no lugar da banda ausente. Um caso de blackface“, explicou o executivo.

Bretas ainda reforçou sobre a evolução da sociedade, e que hoje cenas assim são consideradas ofensivas. “Em 1998 isso poderia ser tolerado […] Esse plot não acontece de forma rápida na trama. As consequências dessa ação duram vários episódios. Preservar a memória da nossa teledramaturgia sempre foi um compromisso do Viva e não há como negar o empenho do canal em resgatar clássicos da nossa história. Mas essa missão tem que se equilibrar com os valores da sociedade contemporânea. Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de blackface por vários capítulos. Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023“.

Malhação 1998 é exibida sempre às 10h00, de segunda a sexta-feira, com reprises nas tardes do canal, às 16h15, e também na madrugada, por volta das 3h45.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade