Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Clipping TV

Com falta de novelistas, Globo abre espaço para novos autores

Grandes nomes de novelas foram dispensados ou se aposentaram

Publicado em 18/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A debandada de talentos da Globo nos últimos meses passa pelo time de autores de novelas. Recentemente, o canal dispensou nomes como Aguinaldo Silva, Elizabeth Jhin e Paulo Halm, entre outros. Segundo o site Notícias da TV, Lícia Manzo, autora de Um Lugar ao Sol, também não deve ter seu contrato renovado.

Além disso, autores veteranos estão se aposentando ou mudando de função. Manoel Carlos e Walther Negrão, por exemplo, deixaram o ofício. Já Silvio de Abreu mudou de lugar na mesa, tornando-se um executivo da área. Após responder pela diretoria de dramaturgia da Globo, o novelista agora ocupa cargo semelhante na HBO Max.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Com tal mudança, o canal parece disposto a seguir apostando em novos talentos para renovar o gênero. Tanto que os roteiristas Tarcísio Lara Puiati e Bibi Da Pieve entregaram um projeto de novela para o horário das seis. A sinopse foi bem avaliada na Globo.

A Globo tem mudado sua relação com artistas, abrindo mão de contratos de exclusividade e preferindo acordos por obra. Este sistema chegou aos autores, que devem ser contratados apenas quando tiverem projetos à vista.

Um novo Encontro

Patrícia Poeta no Encontro com Fátima Bernardes (Reprodução – TV Globo)

Patrícia Poeta e Manoel Soares, já confirmados no comando do Encontro a partir de julho, começam em breve a gravar pilotos do matinal. Segundo Flavio Ricco, colunista do R7, a ideia é trazer uma nova proposta para o programa, que será totalmente reformulado.

Notícias e entretenimento

Agora apresentado em dupla, o Encontro poderia beber do formato dos tradicionais programas matinais da TV estadunidense, que mesclam notícias e variedades. O formato já foi bem adaptado por aqui pela Record TV no passado. As primeiras versões do Fala Brasil e do Tudo a Ver eram variações deste formato e funcionaram muito bem.

Terra da garoa

O novo formato do Encontro também terá a ver com sua nova sede. Após dez anos produzido nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o matinal passará a ser produzido em São Paulo. Ou seja, será “vizinho” do Mais Você, que retornou para a capital paulista após 12 anos sendo gravado no Rio. Aliás, o Bem Estar também é feito em São Paulo. Assim, É de Casa passará a ser o único matinal feito no Rio de Janeiro.

Longe das estrelas

Ana Maria Braga no Mais Você

Uma das vantagens de fazer um programa como o Encontro do Rio de Janeiro é a facilidade de contar com o elenco da emissora. O sofá de Fátima Bernardes é sempre repleto de estrelas de novelas, que são gravadas no Rio de Janeiro. Ou seja, o novo formato do Encontro também deve levar isso em consideração. O Mais Você resolve este “problema” com entrevistas remotas, recurso que se tornou comum na TV por conta da pandemia.

Em Clipping TV, a coluna André Santana promove um sobrevoo sobre as principais notícias do dia no universo televisivo.

Confira outros conteúdos da coluna e do colunista ou entre em contato

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....