Crítica

Apesar da queda de audiência, Faustão na Band se consolida como boa alternativa

O programa está mantendo bom público, relevância artística e faturamento

Publicado em 01/02/2022

Passado o auê natural da estreia de Faustão na Band, o novo programa de Fausto Silva estacionou num lugar bastante interessante. A atração, mesmo sem os excelentes índices de audiência da estreia, conseguiu manter a relevância artística e financeira, vislumbrando uma trajetória promissora dentro da programação da Band.

O programa estreou vice-líder de audiência, o que não se manteve nas edições posteriores. O resultado acima da média do início tem a ver com a curiosidade do espectador diante da possibilidade de ver uma estrela tão identificada à Globo numa nova emissora (que o projetou, claro), e num dia/horário diferentes do habitual. E a curiosidade vai se dissipando conforme o programa vai avançando, o que é normal.

Passada a euforia, a poeira baixa, e é possível enxergar melhor o que, de fato, Faustão na Band representa para a emissora e para o público em geral. A audiência vem se mantendo entre os 4 e 5 pontos no Kantar Ibope, o que é um resultado muito bom para os padrões da Band. Afinal, Faustão na Band ocupa um horário que mal dava um ponto.

Se a audiência está ok, o conteúdo do programa não tem decepcionado até aqui. Em suas primeiras semanas, Faustão recebeu nomes do naipe de Zeca Pagodinho, Leonardo, Roupa Nova, Camila Queiroz, Edson Celulari, Fafy Siqueira, Baby do Brasil… Ou seja, se havia alguma dúvida de que os artistas de renome continuariam frequentando o palco do apresentador, a resposta está mais clara do que nunca.

É preciso salientar também que Faustão, mesmo com os problemas de saúde dos últimos meses, surge no palco em ótima forma. O apresentador continua dono de tiradas espirituosas e com seu tradicional deboche, o que garante a alegria de seus fãs.

Por fim, o programa ostenta grande interesse comercial, e acaba de fechar mais importantes patrocínios. Ou seja, por enquanto, dinheiro não será problema para manter toda a estrutura da atração e, ainda, trazer lucro para o apresentador e a empresa. Faustão na Band acabou se tornando a melhor maneira de a emissora finalmente se livrar da dependência do Show da Fé.

Ou seja, os primeiros desafios de Faustão na Band foram vencidos e o programa tem alcançado resultados positivos. Neste contexto, a grande missão será a constante renovação, afinal, programa diário tende a ficar cansativo, caso a aposta se mantenha nas atrações de sempre. Mas as perspectivas seguem boas, e o programa se consolida como uma boa alternativa em seu horário.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

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