Vem aí

Com elenco definido, confira detalhes de Renascer, nova novela das nove da TV Globo

Trama de Bruno Luperi tem estreia prevista para o próximo dia 22 de janeiro de 2024

Publicado em 06/12/2023

José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) não é apenas um homem de sorte em ‘Renascer’, próxima novela das 21h que estreia em janeiro na TV Globo. 

Além da proteção e da fama que carrega por ter o corpo fechado para morte depois de sobreviver a surpreendentes tocaias, o coronelzinho também fará grandes amigos ao longo de sua jornada como um dos maiores produtores de cacau da região de Ilhéus, na Bahia. 

O primeiro deles será Rachid (Gabriel Sater/Almir Santer), que cruza o caminho do jovem José Inocêncio assim que ele chega por aquelas bandas. O mascate, que não é turco e sim libanês, será um verdadeiro anjo da guarda ao salvar a vida do futuro fazendeiro e única testemunha do ‘milagre’ da sobrevivência de José Inocêncio. Mesmo com o passar dos anos, o gesto de Rachid jamais será esquecido. Tanto que o ‘turco’ será sempre lembrado nos ‘causos’ contados por José Inocêncio e conhecidos por todos na região.

ANJO DA GUARDA 

Outros amigos também se tornam verdadeiros guardiões. Deocleciano (Adanilo/Jackson Antunes) será um deles. Fiel escudeiro e confidente, ele é o braço-direito e um dos primeiros funcionários de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) a quem tem muita admiração e respeito. 

Deocleciano ajuda o ‘coronelzinho’ a construir seu império ainda na primeira fase da novela. Ao lado de sua mulher Morena (Uiliana Lima /Ana Cecilia Costa), Deocleciano será padrinho de João Pedro (Juan Paiva), o filho caçula e desprezado por José Inocêncio, que terá todo o acolhimento do casal desde o nascimento. 

José Inocêncio (Humberto Carrão) e Rachid (Gabriel Sater) na primeira fase de Renascer
José Inocêncio Humberto Carrão e Rachid Gabriel Sater na primeira fase de Renascer

Quem também estará nesta caminhada será Jupará (Evaldo Macarrão). Mateiro conhecedor das plantas e árvores, ele trabalha na fazenda do jovem coronel e o ajuda no manejo que tornou próspera as roças de cacau do patrão.

Assim como Deocleciano, Jupará será um bom aliado também nos momentos difíceis quando, por exemplo, a vassoura-de-bruxa, uma doença provocada por fungos que atingem as plantações de cacau, se tornar uma praga que destruirá a produção de muitas fazendas da região.

José Inocêncio (Marcos Palmeira) na segunda fase de Renascer
José Inocêncio Marcos Palmeira na segunda fase de Renascer

A conexão de José Inocêncio com Deocleciano e Jupará também acaba influenciando os amigos a mudarem o estado civil quando José Inocêncio e Maria Santa (Duda Santos) se casam, Deocleciano e Morena e Jupará e Flor (Julia Lemos) aproveitam o embalo para também oficializar a união com suas respectivas. 

LEIA TAMBÉM: Confira o elenco do remake de Renascer, nova novela das nove da TV Globo

Maria Santa (Duda Santos) e José Inocêncio (Humberto Carrão) na primeira fase
Maria Santa Duda Santos e José Inocêncio Humberto Carrão na primeira fase de Renascer

Renascer é uma novela escrita por Bruno Luperi baseada na obra de Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Gustavo Fernandez, direção geral de Pedro Peregrino e direção de Alexandre Macedo, Walter Carvalho, Ricardo França e Mariana Betti. A produção é de Betina Paulon e Bruna Ferreira e a direção de gênero de José Luiz Villamarim. 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade