Telessérie

Remake de Dona Beija está em franca produção pela HBO; saiba curiosidades das duas versões

O início das gravações da nova versão da história está previsto para outubro

Publicado em 07/08/2023

O início das gravações do remake da novela Dona Beija está previsto para outubro desse ano. Portanto, a produção da Floresta para a HBO Max, braço de streaming da Warner Bros., está a todo vapor, como as provas de figurinos do elenco. A cidade cenográfica, que na primeira versão reproduziu a cidade de Araxá – onde se passa a história – foi no bairro carioca de Irajá. No remake, que terá o formato de telessérie, as tomadas serão em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

Na primeira versão, a novela exibida pela TV Manchete entre março e julho de 1986, tinha Maitê Proença no papel principal. Agora a protagonista será Grazi Massafera, atriz descoberta pela TV Globo em uma das edições do Big Brother Brasil. O último trabalho de Grazi em novelas foi como Débora em Travessia.

Ana Jacinta de São José, a Dona Beija, é uma personagem real da história do Brasil, que viveu em Araxá-MG, no século XIX. Na trama, a mulher, após uma decepção amorosa, decide abrir um bordel e se torna uma famosa cortesã.

A versão de Dona Beija para a TV Manchete foi baseada em fatos históricos e teve 89 capítulos, escritos por Wilson Aguiar Filho. A direção foi de Herval Rossano. Já a releitura da trama terá 40 capítulos, com sinopse de Renata Jhin e será escrita por Daniel Berlinsky, que colaborou na série Lara com Z (2011) e em novelas como Morde e Assopra (2011), Gabriela (2012) e Pega Pega (2017-2018). Antônio Barreira, autor de Ouro Verde (2017), também assina o texto. A direção de casting é de Eduardo Pradella.
No elenco de Dona Beija dos anos 1980, além de Maitê Proença participaram Gracindo Júnior, Bia Seidl, Maria Fernanda, Sérgio Britto, Marcelo Picchi, Mayara Magri, Abrahão Farc, entre outros.

A trama televisiva da TV Manchete foi baseada nas obras de Dona Beija, a feiticeira do Araxá, de Thomas Othon Leonardos, e A Vida em Flor de Dona Bêja, de Agripa Vasconcelos.

Uma curiosidade da época é que Bruna Lombardi chegou a ser cogitada para interpretar a Beija, que acabou ficando com Maitê Proença e se transformando num dos maiores sucessos da carreira da atriz.

Nos anos 80, a TV Manchete estava começando a produzir novelas. Dona Beija foi a segunda, sendo que a primeira foi o remake de Antônio Maria, em 1985. Todas as cenas de Dona Beija foram gravadas nos estúdios da emissora, no complexo de Água Grande, em Vista Alegre, bairro do Rio de Janeiro.

O sucesso de Dona Beija foi um fenômeno na Rede Manchete, então com apenas três anos no ar. A trama destacou a emissora entre as principais do País, na época, e projetou-a para o cenário televisivo internacional.

A história de Ana Jacinta (Dona Beija):


A família de Ana Jacinta chegou a São José-MG, em 1805, quando a menina tinha cinco anos. Crescida, Beija, como ficou conhecida na região, era a mais bela moça do local. Aos 15 anos, foi raptada por Joaquim Inácio Silveira da Motta, um figurante da realeza brasileira. O avô da menina – que apelidou a garota, comparando sua beleza a da flor beijo – foi atrás do político e fazendeiro. Mas implacavelmente o avô foi morto pelos guardas antes de resgatar a neta.

Com Silveira da Motta, Ana Jacinta passou a viver na Vila do Paracatu do Príncipe como sua amante por cerca de dois anos. Mas o imperador Dom João VI queria que o seu Joaquim Inácio voltasse para o Rio de Janeiro, sem poder levar a jovem. Assim, Beja teve que voltar para sua cidade, Araxá.

Por lá, Ana se deparou com uma cidade hostil a ela. As pessoas que antes a enxergavam apenas pela beleza, agora julgavam-na por ter servido como amante de um homem, mesmo sem sua anuência. A pobre garota se tornou uma figura desprezada e à margem da sociedade.

E Beija acabou optando por usar o dinheiro que ganhou do ex-amante rico para construiu uma grande e luxuoso bordel na cidade. Ela própria se prostituía na chamada Chácara do Jatobá, mas tinha por hábito selecionar com qual homem iria dormir a cada noite – sempre cobrando bem alto. E o negócio, mesmo sem o poder das redes sociais atuais, atraía rapazes todo o Brasil, que queriam dormir com a misteriosa Dona Beja.

Um dos muitos amantes engravidou Beija, cuja primeira filha foi Tereza Tomázia de Jesus. E assim segue a história da cortesã até sua morte.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade