Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Não emplacou

O que há de errado com a novela Um Lugar ao Sol?

Trama das nove vem registrando baixa audiência

Publicado em 11/01/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A novela Um Lugar ao Sol estreou há dois meses e nesse período pode se dizer que não caiu nas graças do público. A trama vem registrando baixos índices em audiência, costuma marcar menos que 25 pontos, o que representa pouco para um novela das nove. Nos dias de hoje espera-se que uma novela bem-sucedida no horário marque mais que 30 pontos em audiência.

Sempre que uma novela ou programa de TV não registram a audiência esperada tentamos entender os motivos e em Um Lugar ao Sol existem diversos fatores que podem ser os responsáveis pela baixa audiência. Ao contrário de outras produções do horário que foram consideradas um fracasso a atual trama das nove tem uma história boa, coerente, um texto impecável, aborda diversos problemas sociais, porém o excesso de drama e histórias pesadas acaba se tornando exagerado.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

São muitos problemas sérios abordados em um mesmo capítulo ou até mesmo em uma mesma novela. O que falta em Um Lugar ao Sol é um bom núcleo de humor para aliviar o peso das histórias dramáticas, afinal toda novela que se se preze tem um núcleo de humor. A atual trama das nove até tem uma cena e outra aleatória contendo alguma fala bem humorada, mas diante da carga dramática acaba se tornado pouco.

Entendemos que o humor não é o forte da autora Lícia Manzo, mas novela sem humor geralmente ou na maioria das vezes não funciona. Outro fator que faz com que a trama não seja atraente é a falta de um vilão, aquele personagem que faz maldades e o público sabe claramente quem é o vilão. Em Um Lugar ao Sol têm os vilões, mas jamais serão uma Carminha ou uma Nazaré Tedesco, os vilões da atual trama das nove são mais contidos, ou seja, a história não tem um vilão clássico.

Não podemos dizer que a trama das nove é uma novela ruim pelo contrário é muito boa, porém faltam diversos elementos que são necessários para um novela das nove agradar o público e consequentemente ter audiência. Um Lugar ao Sol funcionaria muito bem como uma série, uma novela exibida no horário das onze ou até uma trama das seis com as devidas adaptações.

A trama foi toda gravada e vem sendo exibida como uma obra fechada por causa das circunstância da pandemia. Teve a quantidade de capítulos reduzidos e vai ficar apenas quatro meses no ar, já que uma história das nove costuma ficar em média sete meses no ar. A Globo não quis correr o risco de exibir uma novela toda gravada e não dar certo como está acontecendo e dá a impressão que nem a emissora acreditou no potencial da história.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....