Bahia: Dendê na Mochila cresce 113% e faz SBT ganhar da Globo aos sábados em Salvador

Publicado em 03/02/2018

Apresentado por Matheus Boa Sorte na hora do almoço da TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, o programa Dendê na Mochila, que mostra as belezas do Brasil para os baianos, virou um grande sucesso de Ibope.

Segundo dados consolidados obtidos pelo Observatório da Televisão, a atração semanal que vai ao ar das 12h30 às 13h15, teve um crescimento espetacular de audiência em um ano.

Veja mais: SBT volta a provocar Multishow em postagem no Twitter por compra de Chaves

Em janeiro de 2017, o programa marcava 4,6 pontos de Ibope com 9,6% de share. Na ocasião, ele era terceiro colocado e perdia para a RecordTV Itapoan, que tinha 5,8 pontos, e para a TV Bahia/Globo, que tinha 16,6.

Mas no último mês de janeiro deste ano, a atração teve uma subida impressionante. O Dendê fechou com 9,8 pontos de Ibope com 23,3% de share e assumiu, com larga vantagem, a segunda colocação.

A RecordTV Itapoan marcou no horário apenas 3,6 pontos e caiu 37%. Já a TV Bahia/Globo fechou com 14,7 pontos e registrou queda de 11%. Mais do que o segundo lugar, o Dendê começou a ameaçar TV Bahia/Globo com força no horário em que vai ao ar.

Enfrentando o telejornal Bahia Meio Dia e o Globo Esporte Bahia, no último dia 13 de janeiro, o Dendê venceu a Globo por 2 minutos e empatou com ela em outros 6 minutos, atingindo picos de até 13 pontos.

Os fatores que fizeram o crescimento são alguns interessantes. O primeiro deles é a produção caprichada do programa, que tem uma fotografia diferenciada, até mesmo comparando-se com atrações nacionais.

Além disso, outro fator foi a mudança de horário. Em janeiro de 2017, o Dendê ia ao ar às 13h30 às 14h15. Indo ao ar mais cedo, conquistou um público novo e disparou no Ibope como nunca se viu antes, virando uma das várias dores de cabeça da Globo em Salvador.

Os números são consolidados e refletem a preferência de um seleto grupo de telespectadores em Salvador e Região Metropolitana.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade