Não emplacou

O que há de errado com a novela Um Lugar ao Sol?

Trama das nove vem registrando baixa audiência

Publicado em 11/01/2022

A novela Um Lugar ao Sol estreou há dois meses e nesse período pode se dizer que não caiu nas graças do público. A trama vem registrando baixos índices em audiência, costuma marcar menos que 25 pontos, o que representa pouco para um novela das nove. Nos dias de hoje espera-se que uma novela bem-sucedida no horário marque mais que 30 pontos em audiência.

Sempre que uma novela ou programa de TV não registram a audiência esperada tentamos entender os motivos e em Um Lugar ao Sol existem diversos fatores que podem ser os responsáveis pela baixa audiência. Ao contrário de outras produções do horário que foram consideradas um fracasso a atual trama das nove tem uma história boa, coerente, um texto impecável, aborda diversos problemas sociais, porém o excesso de drama e histórias pesadas acaba se tornando exagerado.

São muitos problemas sérios abordados em um mesmo capítulo ou até mesmo em uma mesma novela. O que falta em Um Lugar ao Sol é um bom núcleo de humor para aliviar o peso das histórias dramáticas, afinal toda novela que se se preze tem um núcleo de humor. A atual trama das nove até tem uma cena e outra aleatória contendo alguma fala bem humorada, mas diante da carga dramática acaba se tornado pouco.

Entendemos que o humor não é o forte da autora Lícia Manzo, mas novela sem humor geralmente ou na maioria das vezes não funciona. Outro fator que faz com que a trama não seja atraente é a falta de um vilão, aquele personagem que faz maldades e o público sabe claramente quem é o vilão. Em Um Lugar ao Sol têm os vilões, mas jamais serão uma Carminha ou uma Nazaré Tedesco, os vilões da atual trama das nove são mais contidos, ou seja, a história não tem um vilão clássico.

Não podemos dizer que a trama das nove é uma novela ruim pelo contrário é muito boa, porém faltam diversos elementos que são necessários para um novela das nove agradar o público e consequentemente ter audiência. Um Lugar ao Sol funcionaria muito bem como uma série, uma novela exibida no horário das onze ou até uma trama das seis com as devidas adaptações.

A trama foi toda gravada e vem sendo exibida como uma obra fechada por causa das circunstância da pandemia. Teve a quantidade de capítulos reduzidos e vai ficar apenas quatro meses no ar, já que uma história das nove costuma ficar em média sete meses no ar. A Globo não quis correr o risco de exibir uma novela toda gravada e não dar certo como está acontecendo e dá a impressão que nem a emissora acreditou no potencial da história.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade